Cavaco Silva participa de jantar comemorativo da Câmara Portuguesa

Mundo LusíadaO presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, esteve presente no 94º aniversário da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – São Paulo, nesta segunda, 6 de novembro. O jantar, que ocorreu no luxuoso Terraço Daslu, em São Paulo, reuniu os empresários luso-brasileiros, personalidades e representantes de órgãos oficiais.

 

Mundo Lusíada

O comendador Horácio Roque (dir) durante entrega do prêmio Personalidade do Ano. Entregue pelo presidente da Câmara António Pargana (esq)

 

Além de comemorar 94 anos, a Câmara entregou o prêmio Personalidade do Ano 2006, ao presidente do Conselho de Administração do Grupo Banif, Horácio Roque. Um dos maiores grupos financeiros no Brasil, o Banif anunciou que pretende somar um total de 25 agências no Brasil.Durante o evento, o convidado de honra, o presidente português Cavaco Silva, falou em seu pronunciamento principalmente sobre as relações econômicas entre Brasil e Portugal, a continuidade dos acordos bilaterais e a potência do país como porta de entrada para um dos maiores mercados do mundo, a União Européia.

O evento super concorrido teve a apresentadora Olga Bongiovanni no protocolo e comando do presidente da Câmara Portuguesa de São Paulo, António Louçã Pargana.No Museu da Língua PortuguesaO Museu da Língua Portuguesa, localizado no bairro da Luz em São Paulo, também recebeu os convidados de honra nesta terça-feira, 7 de novembro. O presidente de Portugal, acompanhado da primeira-dama, estiveram visitando os três andares do projeto pioneiro no mundo sobre a língua portuguesa.

 

Mundo Lusíada

Depois de andar pelo museu, Cavaco Silva falou sobre o projeto similar que deve ser montado em Lisboa, tendo como exemplo o Museu de São Paulo. O nome da versão portuguesa deve ser "Museu O Mar da Língua", e deve trazer a história da língua portuguesa contada em vídeos, textos, imagens e recursos multimídia, como no Brasil.Aos jornalistas, Cavaco Silva elogiou o projeto e disse que os brasileiros puderam mostrar a sua criatividade na divulgação da língua portuguesa com a criação dum projeto grandioso, e ressaltou ainda a participação em massa de jovens que visitavam as exposições durante sua visita.Segundo ele, que já havia visitado o espaço há um ano atrás (na ocasião o projeto ainda estava incompleto), disse que depois de tantos comentários sobre o projeto brasileiro, se surpreendeu ao conhecê-lo, e citou um grupo de franceses que também vieram conhecer e teriam questionado o porquê não foram os franceses os criadores de um museu da língua francesa.Nos corredores do museu, em meio aos jornalistas e estudantes, o presidente português achou tempo para conferir as instalações, falar com jornalistas, tirar fotos com estudantes do ensino médio e senhoras de uma faculdade da terceira idade.Na seqüência, após um almoço privado, o presidente e a primeira-dama Maria Cavaco Silva seguiram para a 27ª Bienal de São Paulo.

Cavaco Silva deve retornar à Lisboa no fim da tarde.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: