Cartão do Cidadão lançado em Portugal

País tem Administração Pública “moderna e ambiciosa”, diz Sócrates Da Agencia Lusa

O primeiro-ministro afirmou que o Cartão de Cidadão, lançado na quarta-feira, 14 de fevereiro na ilha açoriana do Faial, demonstra que Portugal possui uma Administração Pública moderna, exigente a ambiciosa.

No lançamento nacional do novo documento de identificação pessoal na Cidade da Horta, José Sócrates salientou que os portugueses devem sentir “orgulho” da sua Administração Pública. “Os portugueses têm de perceber que têm uma Administração Pública competente”, que revelou no processo de criação do Cartão do Cidadão que sabe ser “moderna, exigente e ambiciosa”, afirmou José Sócrates.  

Eduardo Costa/Lusa

O Primeiro-Ministro, Jose Sócrates, na apresentação do lançamento do Cartão de Cidadão na Cidade da Horta no Faial.

O primeiro-ministro recordou críticas a este projeto, que consideravam “impossível” a aplicação do Cartão de Cidadão, devido à dificuldade de articular diversos serviços da Administração Pública.

Para José Sócrates, a cerimônia de entrega dos primeiros dois cartões demonstra que o que “parecia uma utopia há seis anos atrás” foi possível concretizar, graças ao esforço e dedicação da Administração Pública. Na sua opinião, o fato da cerimônia de lançamento do Cartão de Cidadão ter ocorrido na cidade mais periférica do país e da Europa revela, também, que o cartão “é para todos” os portugueses.

Na ocasião, o presidente do Governo Regional dos Açores realçou a conjugação de vontades e esforços entre as administrações Central e Regional, que permitiram concretizar o lançamento do Cartão de Cidadão na ilha do Faial. Carlos César destacou o esforço em modernizar a Administração Regional, caso de um novo enquadramento normativo que permitirá assegurar que um cidadão que contate um determinado serviço não tenha de se deslocar a outros departamentos, independentemente dos assuntos que pretenda tratar.

Os cerca de 15 mil habitantes da ilha do Faial vão ser, assim, os primeiros portugueses a receber o novo documento nacional de identificação, na seqüência da escolha dos Açores para lançamento do Cartão do Cidadão.

Além dos portugueses, este novo cartão destina-se aos cidadãos de nacionalidade brasileira abrangidos por um tratado que lhes garante reciprocidade de direitos.  

Leia mais >>

Idoso e jovem satisfeitos por receberem primeiros documentos

Açorianos são os primeiros, emigrantes só em 2008

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: