Bragança Paulista assina protocolo de geminação com Bragança de Portugal

 

Vanessa Sene | Mundo Lusíada

 

Uma comitiva oficial da cidade portuguesa de Bragança esteve no Brasil para oficializar a geminação com a cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, o encontro aconteceu entre 18 e 23 de maio. O Engº Antonio Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Bragança (Portugal) chefiou a comitiva que contava também com a esposa Maria de Lourdes, e o Engº. Rui Caseiro, vice-presidente da Câmara.

 

Engº Antonio Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Bragança (Portugal), Clovis Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Presidente do Elos Oeste Marcio Nickel, e Antonio de Almeida e Silva, Presidente do Conselho da Comunidade Portuguesa de São Paulo

 

A solenidade de assinatura da carta de Geminação se deu no domingo, 21 de maio. Ao Mundo Lusíada, o Engº Antonio Nunes, falou sobre a geminação entre as cidades homônimas, como sendo um trabalho “que reforça a lusofonia”. De acordo com ele, a parceria em questão aponta primeiramente para o conhecimento da “nossa própria identidade”, com relação à expectativa de futuro a partir da ação em nível local, de uma forma mais universal.

 

“Certamente aqui para Bragança Paulista, que tem Bragança de Portugal como a sua mãe, interessa também condicionar seu futuro tendo presente uma dimensão mais universal, uma dimensão européia, que pode conquistá-la através de Bragança de Portugal”, explicou.

 

Sem envolvimento com a Embaixada de Portugal no Brasil, o ato foi concretizado entre as Câmaras Municipais das duas cidades. “No espaço lusófono não têm barreiras praticamente, a língua nos aproxima, nos facilita e supera todas as ajudas que uma Embaixada pudesse dar”. Para Antonio Jorge Nunes, o mais significativo é o intercâmbio de conhecimento.

 

“Hoje os empresários se movimentam com muita facilidade. Evidentemente que o apoio institucional pode ser bastante relevante, mas a relevância de fato é o sentido da oportunidade do negócio. E esses empresários e suas instituições conseguem dominá-la também, e muito melhor do que a administração pública”, afirmou.

 

Em 19 de maio, a comitiva visitou Bragança Paulista – há 90km de São Paulo – e alguns pontos culturais como o Museu Municipal, a Santa Casa: Capela de Santa Paulina e a Galeria de Exposição Nirceu. Ainda, estiveram na Universidade São Francisco e em confraternização com a comunidade portuguesa local.

 

Na capital, a comitiva portuguesa visitou o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz e almoçou na Churrascaria Paulista Grill, na Vila Maria. Antes de retornar a Portugal, a comitiva de Bragança esteve no litoral paulista, na terça-feira, 23 de maio.

 

Leia mais Iniciativa do Elos Oeste reúne cidades de Bragança

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: