Ban pede apoio do Brasil para Conferência sobre Mudança Climática

Reunião na Indonésia, em dezembro, deverá estabelecer bases para acordo internacional após Protocolo de Kyoto.

 

Mônica Valéria GrayleyDa Rádio ONU

O Secretário-Geral da ONU chegou a Brasília para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Roosewelt Pinheiro/ABr

O presidente Lula recebe o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que realiza visita oficial ao Brasil

Segundo a comitiva de Ban, os dois devem discutir um apoio reforçado do Brasil à Conferência sobre Mudança Climática, marcada para dezembro em Bali, na Indonésia.

A reunião de Bali pretende estabelecer as bases de um acordo internacional de combate ao efeito estufa. O Protocolo de Kyoto, que prevê as emissões de dióxido de carbono, deve expirar em 2012.

"Impressionado" A Rádio ONU conversou com o repórter Chaim Litewski sobre visita de Ban ao Palácio do Planato.

"O Secretário-Geral ficou muito impressionado como o que viu na Antártida. E ele deve pedir o apoio do presidente Lula para coordenar com os países da região um engajamento claro para a reunião de Bali. Segundo ele, Bali passa pelo Brasil, e se não for feito nada agora para combater o aquecimento global, haverá, num futuro próximo, um desastre ecológico de propõrções inimiagináveis", afirmou.

Segurança alimentar Antes de se reunir com Lula, Ban visitou uma fábrica de etanol em Ribeirão Preto. Segundo, o repórter da TV ONU, o Secretário-Geral não deixou de lado as preocupações da comunidade internacional com a insegurança alimentar.

"Eu acho que ele está impressionado com a experiência do etanol. Mas ele também acredita que há controvérsias sobre a questão da insegurança alimentar. Ele falou em seu discurso sobre o uso de campos de plantação para a produção do etanol. Mas, em termos gerais, ele acha que este exemplo pode ser seguido por outros países", disse.

Após deixar Brasília, Ban Ki-moon embarca para a Amazônia, para conhecer de perto uma tribo indígena. Logo depois, deverá fazer uma visita oficial à Europa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: