Reunião na Indonésia, em dezembro, deverá estabelecer bases para acordo internacional após Protocolo de Kyoto.
Mônica Valéria GrayleyDa Rádio ONU
Roosewelt Pinheiro/ABr |
Segundo a comitiva de Ban, os dois devem discutir um apoio reforçado do Brasil à Conferência sobre Mudança Climática, marcada para dezembro em Bali, na Indonésia.
"Impressionado" A Rádio ONU conversou com o repórter Chaim Litewski sobre visita de Ban ao Palácio do Planato.
"O Secretário-Geral ficou muito impressionado como o que viu na Antártida. E ele deve pedir o apoio do presidente Lula para coordenar com os países da região um engajamento claro para a reunião de Bali. Segundo ele, Bali passa pelo Brasil, e se não for feito nada agora para combater o aquecimento global, haverá, num futuro próximo, um desastre ecológico de propõrções inimiagináveis", afirmou.
Segurança alimentar
"Eu acho que ele está impressionado com a experiência do etanol. Mas ele também acredita que há controvérsias sobre a questão da insegurança alimentar. Ele falou em seu discurso sobre o uso de campos de plantação para a produção do etanol. Mas, em termos gerais, ele acha que este exemplo pode ser seguido por outros países", disse.
Após deixar Brasília, Ban Ki-moon embarca para a Amazônia, para conhecer de perto uma tribo indígena. Logo depois, deverá fazer uma visita oficial à Europa.