Yesterday, All my troubles seemed so far away
Now it looks as though they’re here to stay
Oh, I believe in yesterday…
Ontem, Todos os meus problemas pareciam tão distantes
Agora parece que eles vieram pra ficar
Oh, eu acredito no ontem…
Muitos conhecem a famosa canção do ex-beatle Paul McCartney, que com apenas dois minutos de gravação, emocionou gerações, rendeu mais de três mil versões e inclusive menção no Guinness Book.
O sonho inspirador de Paul numa manhã de 1963, com uma melodia suave e erudita que mais tarde seria eternizada com o título “YESTERDAY”, só recebeu a letra definitiva durante uma viagem do artista à Portugal.
Foi a primeira canção gravada pelos Beatles que trazia a participação de apenas um integrante do grupo, cantando e tocando violão, acompanhado por um quarteto de cordas.
Na década de 1960, à convite de Bruce Welsh (dos Shadows), Paul passou algumas semanas de férias na casa do amigo, que morava em Albufeira (Algarve).
Neste período, ele passeava de automóvel para descontrair-se e certa vez, seguindo o trajeto entre Lisboa e Faro, veio-lhe a inspiração para a letra da música.
O local era uma pacata aldeia onde as estrelas pop como: Cliff Richard, Frank Ifield e Bruce Welsh, entre outras, tinham imóveis, e onde usufruíam da tranqüilidade de uma vida anônima sem o assédio costumeiro dos fãs.
Quem poderia imaginar que Albufeira, uma cidadezinha de aproximadamente 40.000 (quarenta mil) habitantes e onde estão localizadas algumas das mais belas praias portuguesas, despertaria o interesse de turistas ingleses, fazendo-a prosperar rapidamente e ficando conhecida no mundo todo como o local onde Paul McCartney fez a letra da música mais executada no século XX…
Ingrid Morais
Pesquisadora de Filosofia do Direito e A Condição da Mulher na Sociedade
Trabalha na Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo.