Vinícolas e as experiências no enoturismo

Um setor que não cresce só em Portugal. Muitas são as opções de enoturismo que vem chamando atenção dos turistas em território brasileiro.

 

Mundo Lusíada

Em um cenário de constante expansão do setor turístico, o Enoturismo se destaca como uma atividade em franca ascensão, principalmente no território português. Com sua rica herança vinícola e paisagens de tirar o fôlego, Portugal em geral e o Alentejo em particular, tem atraído a atenção de viajantes de todo o mundo, com os brasileiros assumindo um papel de destaque nesse movimento.

Nos primeiros quatro meses deste ano, houve um aumento de 54% no número de turistas brasileiros com destino a Portugal, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os números impressionantes totalizaram nada menos que 765 mil visitas, um feito extraordinário em um intervalo tão curto. Como resultado direto desse aumento expressivo, o Brasil conseguiu ascender do quinto para o quarto lugar no ranking dos mercados emissores de turistas para a região do Alentejo, com um notável incremento de 26,5%.

Esse crescimento sem precedentes revela a importância crescente do enoturismo como motor econômico para Portugal e sua crescente influência na balança turística. A riqueza das tradições vinícolas portuguesas, combinada com a hospitalidade acolhedora do país, tem sido um ímã irresistível para os brasileiros em busca de experiências enriquecedoras.

Apesar do país contar com diversas opções de entretenimento, o Enoturismo tem sido o grande chamariz para os visitantes brasileiros em solo lusitano, um belo exemplo é a rota dos vinhos do Alentejo, um programa muito procurado que proporciona uma experiência sensorial única, cativando os amantes da enogastronomia e aqueles que buscam mergulhar na cultura local.

Dentro da Rota do Alentejo temos diversas vinícolas que valem a visita, dentre elas a queridinha pelos brasileiros, a Cartuxa, que oferece visitas simples (5€ por pessoa), visitas com 1 prova de vinhos (10€), 3 vinhos (25€), 4 vinhos premium (40€) e 5 vinhos premium (45€), tendo ainda a opção de incluir enchidos, queijos e compotas da região para acompanhar por €7,50. A Cartuxa abre as portas para um mundo de aromas e sabores. Vale destacar que, embora o icônico Pêra Manca não esteja incluído nas provas, a Cartuxa oferece uma experiência inesquecível.

A Herdade do Esporão, pioneira no enoturismo, por sua vez, oferece visita as vinhas e a adega com prova de dois vinhos brancos e dois vinhos tintos por 17€ por pessoa. Além disso, também há um wine bar onde é possível provar vinhos acompanhado de petiscos.

A Quinta do Carmo também conhecida como Quinta de Dona Maria, produtora há mais de 150 anos, é outra parada imperdível na Rota. No local há 5 tipos de prova, desde a mais simples, com 3 vinhos por €18,45, até a prova de todos os vinhos, que são 11 no total, por 43,05€. Importante destacar que todos os tipos de prova incluem visitas à Capela, ao jardim da Quinta, à Sala das Talhas, à adega e, por último, a prova de vinhos acompanhado por pão e queijos da região. Também há uma opção de visita completa, que além de tudo que está vislumbrado nas demais visitas, inclui um almoço ou jantar no palácio com os melhores vinhos, numa verdadeira viagem ao tempo já que a refeição é servida como antigamente, com toalhas de renda, louças antigas, talheres em prata por 173€.

Já a Adega Mayor, vinícola que homenageia arquitetura junto ao mundo do vinho, foi inaugurada em 2007, e possui diversas experiências de enoturismo como enólogo por um dia (40€), piquenique nas vinhas (35€), aula de ioga com prova (25€) e diversos tipos de provas. Entre as provas há a simples (apenas visita e prova de 2 vinhos por 7,50€) e a visita com prova de 3 vinhos de diferentes gamas acompanhado de tábua de queijos, enchidos com pão e azeite produzido pela da própria vinícola por 17,50€ por pessoa. Mas se tiver interesse somente em vinhos monovarietais ou topo de gama, também há opções por 17,50€ e 25€ respectivamente (ambos acompanham pão, azeite e azeitonas). Há também a opção de prova com workshop vinícola a 30€ por pessoa. Se gostar muito de azeites, também há a opção de degustação de 3 vinhos e 2 azeites da Adega Mayor por 20€, ou seja, o local atende aos mais diversos gostos e estilos.

A Herdade do Sobroso, além de ter uma localização excepcional perto do rio e ser um hotel boutique super charmoso, oferece duas opções de visita com provas de 3 vinhos acompanhada de queijos e enchidos da região por 25€ por pessoa e ainda a opção de provas de 2 vinhos com um almoço típico alentejano (sem bebidas incluídas) por 50€ por pessoa, segundo as informações da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Brasil: Enólogos por um dia

Mas o setor não cresce só em Portugal. Muitas são as opções de enoturismo que vem chamando atenção dos turistas em território brasileiro. A mais famosa é a rota da Uva e do Vinho no Rio Grande do Sul, composta por 32 municípios gaúchos, sendo a região com uma das maiores produções de uva e vinho do Brasil. A região também é famosa pela realização da Vindima (colheita das uvas). Entre as muitas opções o turista poderá participar da colheita e pisa das uvas; fazer cursos de degustação de vinhos, espumantes, queijos, geleias e sucos; correr ou pedalar em meio aos parreirais; degustar jantares harmonizados; participar das festas típicas nas comunidades; fazer piqueniques e almoçar ao ar livre.

Fãs de vinhos, de novas experiências e de lindas paisagens tem nestas férias a opção da vinícola Viapiana, na bela região dos Altos Montes, no Rio Grande do Sul. A marca abre sua sala de barricas, seu wine bar e alguns de seus rótulos mais raros para proporcionar vivências únicas aos turistas.

Uma delas é a ‘Experiência Meu Microlote’, em que os apreciadores se tornam enólogos por um dia. Após uma visita guiada com explicação do processo de elaboração de vinhos e espumantes, os participantes degustam quatro vinhos de diferentes uvas e barricas de carvalho com nacionalidades distintas (croata, francesa e americana), e testam misturas para chegarem ao blend preferido, que cada um leva para casa em uma garrafa exclusiva.

Na ‘Experiência do Princípio à Taça’, os visitantes acompanham o processo de elaboração de vinhos, com uma degustação comparativa entre um vinho base de espumante direto do tanque e um espumante já engarrafado, e entre um vinho tinto direto da barrica de carvalho e um vinho da mesma uva já engarrafado.

Visita guiada com degustação durante o trajeto, prova de vinhos em seu aconchegante bar e uma seleção de rótulos raros e premium servidos em taça também integram a ampla programação enoturística.

Rodízio

Já a Vinícola Campestre está pronta para brindar a estação mais quente do ano de uma maneira especial. Neste mês de dezembro, está disponível um rodízio completo de rótulos brancos, rosés e espumantes por R$89,90.

Às quintas, sextas e sábado, a Loja da Vinícola em São Paulo, situada em Pinheiros, será o cenário perfeito para tal experiência. Os apreciadores de vinho terão a oportunidade de explorar uma ampla variedade de rótulos, imergindo nos aromas e sabores distintos da Vinícola.

Oportunidade para os apaixonados por vinho conhecerem e apreciarem a diversidade de nuances e características presentes nos vinhos. Para acompanhar tudo isso, há opções no restaurante da loja, entre eles, quiches, queijos, embutidos, massas, petiscos, entre outros. Fundada há meio século, a Vinícola Campestre é uma empresa familiar empenhada em elaborar vinhos, sucos, cooler e espumantes.

O próprio vinho

O convite da Vinícola Arteviva vai desde fazer o próprio vinho até apreciar uma bela paisagem no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS). Em meio a parreirais e estradas rurais, o visitante pode descobrir como ser enólogo por um dia e imergir em curiosidades do mundo do vinho direto da fonte. Ou melhor, direto das barricas de madeira, tão apropriadas para dar aquele toque especial ao aroma dessa bebida milenar.

Na vinícola, é possível “fazer o próprio vinho” ao passar pelos principais processos de transformação e composição de aromas e sabores até finalizar com a criação do nome da marca.

“É uma experiência em que o visitante vivencia o cotidiano dos enólogos. O corte, ou blend, permite perceber a expressão e o nível de detalhe de cada pessoa, bem como, as diferentes nuances que são realmente importantes para cada um dentro dos vinhos”, diz o enólogo e sócio-fundador, Giovanni Ferrari.

Uma das opções oferecidas no menu especial de degustações é a Madeiras Brasileiras. Funciona assim: o visitante prova cada amostra individualmente, mistura os vinhos armazenados nas barricas e, depois de uma breve explicação sobre a influência das madeiras na bebida, elabora o próprio blend ao juntar porções de cada vinho em um recipiente de vidro. Cada barrica contém um tipo diferente de madeira brasileira, as quais atribuem aromas adocicados, cítricos, especiados e herbáceos.

Após o recolhimento direto da torneira da barrica, é feita a mistura, que é colocada na garrafa. Com ela em mãos, é hora de fechar com a rolha. Para isso, é utilizada uma máquina em que o ajuste e a força na manivela colocam a rolha em seu lugar. Depois, é a vez do acabamento com cera quente. É nesse processo que se encerra a vedação da garrafa. Concluída essa etapa, é a vez de escolher um nome para o vinho, escrevê-lo no rótulo e colá-lo na garrafa. É assim que o turista sai da vinícola com seu próprio vinho em mãos. Custa a partir de R$ 300, por pessoa.

Brasil – Portugal

Já a Vinícola Adega Cooperativa de Redondo, sob a assinatura da enóloga Mariana Cavaca, lançou a linha de vinhos Terras Lusas produzida especialmente para o mercado brasileiro: vinhos aromáticos, gastronômicos e com rótulos com símbolos emblemáticos e mundialmente reconhecidos da cultura e tradição portuguesas, como a Guitarra Portuguesa, o Azulejo Português, a Sardinha, o Elétrico de Lisboa, o Galo de Barcelos, o Coração de Viana do Castelo e o Moliceiro de Aveiro, entre outros.

Cada garrafa apresenta um painel de azulejos, completando essa representação artística da cultura portuguesa. O vinho é considerado um veículo perfeito para transmitir experiências, conhecimento e tradições, e é exatamente isso que o Terras Lusas busca fazer, espalhando a riqueza cultural de Portugal para todos os amantes de vinhos.

Os vinhos receberam os seguintes prêmios: Silver Winner 2022, na categoria Packaging – Beverage no New York Product Design Awards, e bronze nos prêmios Lusófonos da Criatividade no mesmo ano.

A linha completa de Terras Lusas disponível no mercado brasileiro inclui: Vinho Regional Alentejano Branco, Vinho Regional Alentejano Tinto, Vinho DOC Alentejo Branco, Vinho DOC Alentejo Tinto 2021, Vinho Regional Alentejano Reserva Branco 2020, Vinho Regional Alentejano Reserva Tinto 2019, Vinho Regional Alentejano Rosé 2021. Preço sob consulta.

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