O Cônsul de Portugal recebeu convidados para a “Prova de Vinhos Portugueses” com mais de 200 rótulos em degustação.
Mundo Lusíada
O Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, António Almeida Lima, recebeu cerca de 450 convidados para uma degustação de vinhos portugueses.
Divulgação/Denise Cavalcante
Danio Braga, do Locanda de la Mimosa em Petrópolis, e Antonio Almeida Lima, Cônsul de Portugal no RJ. |
Organizada pela ViniPortugal, entidade promotora de vinhos portugueses no mundo, e a AICEP Portugal Global, dedicada a promover o comércio com produtos portugueses, realizaram juntos o evento no Palácio São Clemente, em Botafogo – RJ, no último 27 de setembro.
Entre os convidados, participaram da grande degustação de vinhos de Portugal 28 grandes importadores, apresentando em torno de 200 rótulos deste país.
O objetivo da parceria "estratégica" entre ViniPortugal e AICEP é promover e melhorar a imagem de qualidade e o grau de conhecimento sobre os vinhos portugueses no estrangeiro. Segundo João Mota Pinto, delegado da AICEP Portugal Global no Brasil, com esta divulgação dos vinhos lusitanos, ambos os órgãos pretendem potencializar novos negócios, atingir novos consumidores, ainda que mantendo relação com os já consumidores.
Os vinhos portugueses deram um salto qualitativo nos últimos anos devido a uma melhora significativa nos processos de vinificação e os brasileiros reconhecem este fato. A comprovação é o aumento da importação destes vinhos para o país. “Portugal é hoje o terceiro país que mais exporta vinhos de mesa para o Brasil, sendo o principal fornecedor europeu, que tem vindo a consolidar”, afirma João Mota Pinto.
Voltado principalmente para profissionais dos setores de restaurantes, supermercados e lojas especializadas, o evento contou também com a presença de empresários, consumidores críticos, consultores de vinhos.
Entre as mportadoras participantes, estiveram Adega Alentejana, Aurora, Barrinhas, Casa Flora, Casa Aragão, Comercial Beirão da Serra, Decanter, Diageo Brasil, Expand, Grand Cru, Impexco, Interfood, La Pastina, Lusitana, Mistral, MGC, Msé Trading Company; Paralelo 35 Sul, Portugal Trade Show, Qualimpor, Vinhas do Douro, Vinci Vinhos, Wine Company e World Wine.
Segundo a assessoria da instituição, estes eventos são sempre realizados no Rio de Janeiro devido "afinidades históricas e culturais com Portugal", combinando ainda a diversidade de vinhos que Portugal produz, com estilos regional ou sofisticada gastronomia internacional, presentes na cidade. Agradecemos informações de Denise Cavalcante.