Vinhos alentejanos prevêem entrada de 1 milhão de garrafas no Brasil

Por Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

Chegou à São Paulo novos vinhos portugueses. Elaborado pela empresa portuguesa Enoforum, e trazidos ao Brasil pela Transaex, empresa de comércio exterior dirigida por Luiz Fernando Pinto, a bebida da região do Alentejo foi criada através de um consórcio formado por seis vinícolas portuguesas, as adegas Portalegre, Borba, Redondo, Vidigueira, Carmin e Cooperativa da Granja, que juntas respondem por 60% de toda a produção do Alentejo.

“As vinícolas produziam uma quantidade limitada de vinhos. Então o diretor da empresa de exportação Transaex foi até o Alentejo e fechou um contrato para criação da Enoforum. Foi investido nestas vinícolas, em termos de maquinário para produção de vinhos, e até os próximos quatro anos, a previsão é de 1 milhão de garrafas no país, alcançando a liderança de vinhos portugueses no Brasil” explica o distribuidor exclusivo para ABC Paulista e Baixada Santista, Marcos Donizeti.

Com esta cooperativa, foram criados oito rótulos dos vinhos Alentex, nas versões Rosé, Branco, Tinto, DOC e Premium, e Real Forte e Porta do Castelo, nomes baseados em lendas que remontam a história alentejana. “Todos são rótulos de primeira linha, são vinhos feitos com castas nobres” defende Donizeti. Os vinhos são elaborados pelos enólogos Luís Duarte e José Fonseca, e possuem Denominação de Origem Controlada.

Para promover o produto e seu nome, na noite de 28 de novembro foi promovida uma degustação de todos os rótulos na luxuosa Panificadora Vitória Régia, em Santo André no ABC Paulista. “A padaria é muito conceituada, com bom porte. Na região do ABC é talvez a maior que exista” afirma.

Apesar de chegar agora em São Paulo, os vinhos Alentex já apresentam êxito nas exportações para diversos países e em prêmios recebidos no exterior. “A previsão desses vinhos é entrar no mercado com força total. Nós estamos fazendo estas divulgações, degustações para divulgar o nome e fazer com que o público conheça a excelente qualidade do vinho, que vem recebendo boa aceitação. Na Grande São Paulo começamos em meados de setembro. E são vinhos com preços acessíveis aos clientes” diz Donizeti.

A Vitória Régia, inaugurada há mais de um ano no bairro da Bela Vista em Santo André, é uma grande panificadora que inovou, entre outras ações, ao implantar escadas rolantes nas suas dependências. Para um dos sócios José Antonio de Queiroz, proprietário juntamente com Fortunato José de Queiroz, a casa estava lotada em mais esta sexta-feira, já sem vagas nos seus dois estacionamentos, por conta do bom atendimento e qualidade da comida. Além de uma vasta opção de lanches e refeições, a Vitória Régia também dispõe de todos os rótulos destes vinhos para venda.

Deixe uma resposta