Uma centena de produtores celebra o vinho no Douro Wine City

Da Redação com Lusa

O evento Douro Wine City decorre entre 08 e 11 de junho, no Peso da Régua, conta com a participação de 100 produtores e quer promover os vinhos produzidos na região demarcada, anunciou a organização.

A iniciativa está inserida no Douro Cidade Europeia do Vinho 2023 e realiza-se no mesmo fim de semana em que a cidade do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, acolhe as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A terceira edição do Douro Wine City é organizada pelo município do Peso da Régua, com o apoio da Essência do Vinho, e conta com a participação de cerca de 100 produtores de vinho do Porto e Douro.

O evento tem como objetivo a divulgação dos “melhores vinhos” que se produzem na mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro.

Para além das provas de vinhos, ao longo de quatro dias o público pode assistir a vários concertos, participar em ‘showcookings’ de chefes de cozinha como Hernâni Ermida, Nuno Matos e Luís Américo, em degustações, ou nas “Conversas sobre o Vinho” com Manuel Moreira (sommelier e crítico de vinhos da Revista de Vinhos).

Estas “Conversas” vão abordar temas como “A frescura do Douro de Altitude”, “À mesa com vinho do Douro”, “Vinho do Porto, tradição e mestria no paladar”, “Vinhas Velhas, mergulhar num universo de emoções”, “A que sabe a Touriga Nacional do Douro?”, “A gastronomia certa para Vinho do Porto” , “A prova de vinhos sem segredo” e ”Varietal ou blend, solista ou orquestra, as várias tonalidades do Douro”.

Segundo a organização, a “Ferreirinha” e o “Barão de Forrester”, interpretados por atores do Grupo de Teatro da Universidade Sénior do Peso da Régua, marcarão presença na abertura do evento ao público, no dia 08 de junho, acompanhados pelas Tocatas do Rancho Folclórico e Recreativo de Godim e do Rancho Folclórico de Loureiro que, em conjunto, irão interpretar três temas relacionados com o Douro.

O evento conta com dois palcos, um interior e outro na praça da restauração, estando previstas as atuações do grupo Chulada da Ponte Velha, Cláudio César Ribeiro Trio, Andor Violeta, Paulo Gomes Duo e Funk Flamenco Quarteto.

No Dia de Portugal, que se celebra a 10 de junho, o MA Trio subirá ao palco interior e, depois, atua a fadista Claúdia Madeira, no palco da restauração, terminando com o concerto pela Banda Conjunta das Forças Armadas, no palco exterior do auditório da Régua.

No domingo, último dia do evento, realiza-se a cerimônia de entrega de prêmios do 3.º Concurso dos Vinhos do Douro, promovido pela Confraria de Vinhos do Douro.

O Douro Wine City insere-se na Cidade Europeia do Vinho que, em 2023, coloca em destaque todo o Douro e os 19 municípios agregados na Comunidade Intermunicipal (CIM).

A programação da Cidade Europeia do Vinho inclui a realização de mais de 600 atividades, ao longo de todo o ano, que englobam conferências, workshops, espetáculos e provas de vinhos.

Deixe uma resposta