Turismo de Portugal aposta em vinho e comida para promoção turística

Da Redação Com Lusa

O Turismo de Portugal vai investir este ano 10 milhões de euros na promoção em Espanha, sendo a gastronomia e os vinhos uma aposta para levar mais turistas espanhóis a visitar o país.

"A gastronomia e os vinhos são produtos estratégicos do desenvolvimento do nosso turismo", afirmou à agência Lusa o presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, em Girona, acrescentando que, segundo inquéritos realizados a visitantes, a alimentação é considerada "uma mais-valia em relação à expectativa que tinham do país".

Portugal foi o país convidado na décima edição do Fórum Gastronômico Girona 09, que aconteceu até 25 de fevereiro na cidade catalã, marcando presença com treze chefes de cozinha portugueses e cerca de 30 produtores nacionais.

A participação de Portugal neste encontro, a par do evento "Portugal Convida" (em Junho, junto do Consulado Geral de Barcelona) e de uma parceria para a promoção de país em conjunto com estruturas comerciais em Espanha, incluem-se na estratégia de promoção da gastronomia e vinhos nacionais, segundo o Turismo de Portugal.

De acordo com Luís Patrão, a "excessiva proximidade" de Espanha impede que os espanhóis escolham mais Portugal para permanecer durante as viagens.

"Em Portugal há anualmente 23 milhões de dormidas de estrangeiros, mas destes, só 3,5 milhões é que são espanhóis. Queremos que os espanhóis vão mais a Portugal, mas que fiquem, fiquem mais que um dia, façam viagens mais prolongadas e mais frequentes", destacou o responsável, sublinhando a importância do mercado espanhol.

"É totalmente diferente dirigirmo-nos ao nosso mercado interno, de 10 milhões de pessoas, ou dirigirmo-nos a um mercado que significa 55 milhões de consumidores. Assim se percebe a importância que para nós tem conquistarmos uma quota maior no mercado espanhol, conquistarmos mais e mais espanhóis para virem a Portugal fazerem as suas férias ou os seus fins-de-semana", defendeu.

No âmbito da participação portuguesa no Fórum Gastronômico de Girona, seis chefes de cozinha do norte do país prepararam um almoço volante para cerca de 400 pessoas, enquanto cinco cozinheiros da região de Lisboa promoveram um jantar para cerca de 150 convidados, refeições confeccionadas com produtos nacionais.

Levar os sabores nacionais além-fronteiras é uma forma de promover o país, referiu Luís Patrão. "Mostramos que a nossa gastronomia se compõe de grande qualidade, embora mantendo as tradições e a forma ancestral de produzir", destacou o responsável

Luís Patrão sublinhou que foi "recuperada a qualidade", através da certificação de produtos, "que garante que se cumprem sempre as mesmas regras de produção [e os produtos] apresentam sempre o mesmo nível de sabor e de composição, que é bastante importante para quem cozinha".

Deixe uma resposta