Setor da panificação esteve reunido na 2ª Sinaspan Bieer Fest em Santos

Evento no Centro Cultural Português reuniu os associados, fornecedores, patrocinadores e convidados para a festa do chopp e farta mesa de frios, além de show musical.

 

Por Odair Sene

No dia 25 de novembro aconteceu no salão de festas do Centro Cultural Português de Santos o evento de encerramento de ano, a confraternização do setor da Panificação – a 2ª Sinaspan Bieer Fest – também conhecida por “Festa do Shopp” dos Panificadores da Baixada.

O evento foi organizado pelo Sinaspan – Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos e Região e reuniu associados, fornecedores, patrocinadores e convidados, para uma noite de festa e confraternização regada a shopp a vontade, uma farta mesa de frios, e ao som do elogiado “Grupo Feitiço”.

Um dos dirigentes do sindicato, Alberto de Pinho, conversou com o Mundo Lusíada e disse que o setor vem realizando eventos desse tipo no final do ano onde junta profissionais da panificação fornecedores, empresas do setor, patrocinadores que estão presentes no dia a dia, e como normalmente tem muitas festas em dezembro, se optou por fazer o evento em novembro.

Alberto de Pinho também referiu que o setor se readaptou bem ao momento pós-pandemia e até acaba 2022 de forma positiva. “Mas de qualquer maneira, como todos os setores, esse também sofreu uma queda, mas dentro do esperado, até que ficou bem esse final de ano”.

Alberto que já presidiu a extinta Unepa, comemorou a atual harmonização que rege o setor, lembrando que atualmente o Sinaspan conta com cerca de 300 associados. “Antes tínhamos menos associados, o setor estava dividido entre Sindicato e Unepa, hoje o setor se uniu o Sindicato se fortaleceu, a Unepa foi extinta, a sede segue em obras na Av. Afonso Pena, e com isso o setor tem melhorado bastante”.

Antônio Pires, o popular “Toninho”, que é presidente do Sindicato, comandou mais uma vez o evento do setor e até falou no palco acompanhado por um grupo de diretores para agradecimento ao público e falar um pouco sobre o setor.

Ao Mundo Lusíada o Toninho explicou que a festa do chopp foi realizada pelo segundo ano consecutivo, e assim marca uma festa de confraternização do setor a segue a tradição da festa anual.

Questionado sobre como o setor encerra 2022, Toninho falou que “o empresário é sempre otimista, este foi um ano de retomada, não foi um ano fácil, um ano de volta de inflação, turbulência política e econômica, conflito entre Ucrânia e Rússia, a guerra impactou muito principalmente com a crise do trigo, mas eu acho que a gente conseguiu chegar no final do ano bem fortalecido e pensando no sindicato, nós terminamos a fachada do prédio terminada, funcionando parcialmente, e teremos muitas novidades para 2023”, informou ele que já conta com funcionamento parcial na sede (inaugurada no mês de abril), como secretaria e departamento jurídico.

A questão do fortalecimento do sindicato é um foco dos mais importantes. Atualmente a Sinaspan conta com cerca de 300 associados, bastante expressivo em relação ao que era antes da união das entidades, porém é um número pequeno pela quantidade de padarias na região.

Sobre este tema, o presidente disse que o dono da padaria vem para o Sindicato quando ele enxerga o custo do Sindicato como “investimento” e para tal precisa ter bons e melhores serviços. “Se o Sindicato não tiver grandes serviços a prestar para o setor, tudo que é custo o empresário acaba cortando, e quando o Sindicato passa a oferecer mais serviços, o custo do empresário já não se torna muito porque é visto como investimento que o empresário faz para receber determinados serviços”, disse ele que tem, portanto, a receita para aumentar a carteira de associados.

“Oferecer mais serviços e respaldo para nossa associado é a tendência é a forma da gente crescer muito mais para o ano que vem”, disse ele numa expectativa boa deixada para o Sinaspan.

Deixe uma resposta