Quinta de São Bento inova na gastronomia

Ígor Lopes De Portugal

Ígor Lopes

A Quinta de São Bento, em Gouviães, no concelho de Tarouca, está a levar a cabo uma iniciativa pioneira. A idéia é proporcionar aos seus clientes uma vasta gama de serviços culinários regidos pelos maiores chefes de cozinha nacional. A idéia surgiu há cerca de quatro anos na região das Toscania, em Itália. O conceito passa por contratar a título de Free-Lancer grandes chefes de cozinha para elaborarem cardápios sofisticados que atendam às necessidades dos clientes das grandes quintas.

 

No caso da Quinta de São Bento, o escolhido foi o renomado chefe Luís Sotto Mayor, proprietário do restaurante “O Monhé”, em Santa Maria da Feira. Este profissional actua, ainda, em vários países, tais como Itália, Suíça, Alemanha, Polónia, França, Turquia, Ucrânia, e também no Brasil. Há cerca de 20 anos no ramo, este chefe garante que a idéia é pioneira na região e, talvez, no País. “Espero que rapidamente isto se torne uma atitude normal, pois temos todos a ganhar para bem do nosso turismo”, elucida. Ementa tradicional Sobre a ementa da quinta de São Bento, Luís Sotto Mayor dá algumas dicas. “A ementa mais indicada para a Quinta de São Bento, na minha opinião, seria voltada para tudo que se produz na região e, em especial, o que é produzido na quinta, já que ela conta com uma gama de produtos de elevadíssima qualidade”, relata Luis Sotto Mayor, que recorda que a maioria dos clientes estrangeiros e portugueses procuram pratos baseados em “peixes, frutos do mar e no tão famoso bacalhau”.

Para António Osório, proprietário da quinta, essa é uma idéia quem dado bons frutos. “Fizemos em Setembro, a título experimental, dois eventos gastronômicos desse tipo, convidando o chefe Luís Sotto Mayor. Um dos grupos contava com sete pessoas, o outro com dez. Foi servida feijoada de lebre e bacalhau à São Bento”, conta António, que tem recebido diversas solicitações de particulares e de empresas.

“Qualquer pessoa pode usufruir desse serviço, basta, para isso, marcar reserva e escolher o seu prato favorito dentro do nosso leque de ementas. (…) Até agora, as pessoas que experimentaram essa idéia ficaram muito satisfeitas com a qualidade dos pratos e do serviço”, sublinha António. Quinta vai promover cursos de gastronomia Em parceria com Licia Maria Vilhena da Silva, conhecida como chefe Mimi, a Quinta de São Bento vai promover alguns cursos de gastronomia voltados para quem queira conhecer a arte da culinária.

Os cursos serão ministrado pela chefe Mimi, profissional do restaurante Kais, em Lisboa. Para esta responsável, embora tenha recebido outros convites na capital, este curso é a realização de um sonho profissional.

“Com os cursos, pretendo ensinar às pessoas a arte de comer e receber. Os participantes terão uma noção também da fase de preparação de um bom menu”, refere Mimi.

Para já, as aulas, que começam em Dezembro, serão temáticas e terão duração de três dias. Os interessados deverão contactar pelo e-mail [email protected]

Deixe uma resposta