Na rota do vinho

Alunos do curso de Sommelier conhecem uma das melhores vinícolas da América do Sul.

 

Da Redação

Visitar os principais parreirais chilenos e conhecer os métodos de produção de uma das grandes produtoras de vinho da América do Sul. O que para muitos amantes de vinho não passa de um sonho, para os alunos dos cursos de Sommelier do Centro Europeu de Curitiba (no Paraná) se tornou uma realidade neste mês de junho. A viagem, organizada pela escola de profissões em parceria com a Importadora Porto a Porto, teve por objetivo desvendar um dos roteiros enogastronômicos mais importantes do mundo.

Coordenados por Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu, e Tháys Ferrão, coordenadora do curso de Sommelier da escola, o grupo de alunos, formado por 30 pessoas, pôde acompanhar todo o processo técnico de produção da vinícola Santa Carolina, visitar os vinhedos de Casa Blanca e, também, saborear os produtos da região em degustações especiais, sempre acompanhados pelos enólogos responsáveis pela produção. “Com este tipo de programa conseguimos mostrar para os alunos como funciona na prática uma vinícola; como são os parreirais; e, principalmente, quais são os materiais utilizados neste processo”, explica Tháys Ferrão.

Para Neander Pereira, auditor fiscal da Receita Federal e aluno do curso de Sommelier do Centro Europeu, a viagem foi uma oportunidade rápida e fácil de conhecer as vinícolas chilenas. “Nossa estadia no Chile foi muito proveitosa, tivemos a oportunidade de conhecer os métodos de produção e, até mesmo, os parreirais do famoso vale de Casablanca.

Além disso, por onde passávamos éramos recepcionados por profissionais extremamente gabaritados e que contribuíram com diversas informações muito interessantes”, conta. Segundo a coordenadora do curso de Sommelier do Centro Europeu, para os próximos meses já estão sendo programados novos roteiros especiais. “Nossos dicentes gostaram tanto desta experiência que nós já estamos pensando em repeti-la. Em breve faremos visitas técnicas em vinícolas portuguesas e, também, iremos acompanhar a colheita da uva em algumas vinícolas de Santa Catarina. Além disso, vamos continuar organizando jantares temáticos com o objetivo de trabalhar a harmonização e interpretação enogastronômica”.

A arte do vinho Em alta nos últimos anos, o segmento de vinhos e enogastronomia tem conquistado admiradores e adeptos em todos os cantos do país. Motivado por este crescimento e pela carência de profissionais capacitados no setor, o Centro Europeu está com as matrículas abertas para o curso de Sommelier.

Com duração de um semestre, o curso do Centro Europeu conta com o reconhecimento da Associação Brasileira de Sommeliers do Paraná (ABS-PR). Na grade disciplinar estão temas como técnicas de degustação, serviços do vinho, conhecimento das uvas viníferas, processos de vinificação, métodos de conservação e armazenagem, defeitos e alterações no vinho, vinhos do mundo, leitura dos rótulos, sistemas de denominações e legislação vinífera.

Como Sommelier, o profissional poderá exercer funções relativas ao aconselhamento do serviço de vinhos ao consumidor em restaurantes de alto nível, enotecas, navios de cruzeiro e demais estabelecimentos que vendem e servem a bebida, informando sobre as características dos vinhos, assim como as combinações e harmonizações com os alimentos. Saiba outras informações pelo telefone (41) 3222-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: