Medfest, o projeto gastronômico que divulga a dieta mediterrânica

Da Redação

Portugal já conta com rotas exclusivas, desde Lisboa até Tavira em 547 quilômetros de experiências em torno da célebre dieta mediterrânica, Patrimônio Imaterial da Humanidade, que permite degustações de enchidos, queijo de figo, vinho, azeite e mais, em meio ao artesanato local e estilo de vida.

Foi apresentado em Lisboa o projeto MEDFEST, apoiado pelo programa INTERREG Mediterranean, que pretende enfrentar o desafio da sazonalidade e da diversificação dos destinos turísticos tradicionais “sol e mar”, com produtos novos e sustentáveis baseados na rica e famosa herança culinária do Mediterrâneo.

Em Portugal, o destino de turismo gastronômico sustentável terá como tema a Dieta Mediterrânica, um estilo de vida reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e cujo regime alimentar associado é classificado pela OMS como sendo de excelência.

Envolvendo oito países europeus, o projeto MEDFEST é coordenado em Portugal pela Associação In loco, com a participação ativa de uma parceria alargada, que pretende consolidar a estratégia de salvaguarda da Dieta Mediterrânica e o envolvimento direto da Rota da Dieta Mediterrânica, uma comunidade de empresas e entidades unidas pela valorização econômica e cultural da Dieta Mediterrânica.

Segundo a organização, a motivação principal de muitos turistas e visitantes está em mudança, evoluindo do “ver & consumir” para atividades de “experienciar & vivenciar”. Paisagem cultural, comunidades, criatividade, música, comida e estilo de vida são cada vez mais importantes no turismo sustentável.

A Identidade Cultural Mediterrânica e a sua herança culinária, traduzida na forma de utilização dos produtos e ingredientes produzidos sazonalmente pelas comunidades locais, inspirada nos saberes tradicionais e desfrutada em locais plenos de conteúdo e significado, “desempenha um papel único, estimulando as ligações de cooperação entre operadores locais e a relação entre desenvolvimento territorial e turismo sustentável” divulga a Associação In Loco.

O objetivo geral do projeto MEDFEST é o de criar ou melhorar, no espaço mediterrânico, as estratégias existentes para o desenvolvimento do turismo gastronômico sustentável de pequena escala e desenvolver experiências culinárias sustentáveis, ligando os espaços costeiros com o interior rural, para promover destinos turísticos ‘alternativos’ e sustentáveis.

São muitas as experiências disponíveis no mapa interativo da iniciativa. Dentre elas, degustação de azeites no Lagar da Herdade do Marmelo, em Ferreira do Alentejo; fazer e comer o seu pão artesanal feito no forno comunitário de Cachopo, fazer uma viagem de balão no Alqueva, provar uma ginjinha e almoçar na Tasca da Esquina, do chef embaixador deste projeto, Vítor Sobral.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: