História e variações do cuscuz

No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses e acabou se popularizando. De entrada a prato principal, cuscuz sofre influências culturais e regionais sem perder o sabor.

Da Redação

O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África Setentrional. Inicialmente, feito pelos mouros com arroz ou sorgo, o prato se espalhou pelo mundo no século XVI, quando passou a ser preparado com milho americano.

No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses e acabou se popularizando durante a fase Colonial. Nessa época, estava presente apenas nas mesas das famílias mais pobres e era a base da alimentação dos negros. Preparado pelos escravos, o cuscuz era vendido em tabuleiros pelos mestiços, filhos e netos de cuscuzeiras anônimas.

Aos poucos, o prato foi sendo incorporado à cultura brasileira e ganhou versões regionais e mais sofisticadas. Hoje, há basicamente dois tipos de cuscuz: do Nordeste e do Centro-Sul, ambos, preparados com massa de milho.

Em São Paulo e Minas Gerais, o prato se transformou em uma refeição mais substancial. Confeccionado com farinha de milho e recheado com camarão, peixe ou frango e molho de tomate, nesses Estados o cuscuz é servido como entrada, acompanhamento e até como prato principal.

No Nordeste, a massa de milho feita com fubá é temperada com sal, cozida no vapor e umedecida com leite de coco com ou sem açúcar. Nessa região, o prato é servido de manhã, acompanhado com manteiga, ou na ceia da noite, dissolvido em leite, quando se transforma em uma saborosa sopinha.

CUSCUZ DE BERINJELA Ingredientes 3 berinjelas sem casca cortadas em cubos pequenos (250g) 3 ovos ligeiramente batidos (150g) 1 colher (sopa) de sal (10g) 2 colheres (sopa) de vinagre (30ml) ½ xícara (chá) de Óleo Composto Saborizado Ervas Finas Sinhá (125ml) 1 cebola grande ralada (150g) 2 dentes de alho picados (4g) 4 tomates sem peles e sem sementes (160g) 1 colher (chá) de orégano (6g) ½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas (70g) 2 colheres (sopa) pimentão vermelho picado (opcional) (40g) 8 xícaras (chá) de água (2 litros) 2 ½ xícaras (chá) de Farinha de Milho Biju Sinhá (280g) sal, pimenta-do-reino e cheiro verde a gosto.

Modo de preparo Deixe a berinjela de molho em água, sal e vinagre por 30 minutos. Em seguida, esprema bem e retire o excesso de sal. Leve uma panela ao fogo com o óleo para aquecer e refogar a cebola e o alho. Acrescente os tomates picados, o orégano, as azeitonas e o pimentão e cozinhe por 5 minutos. Junte a berinjela e deixe em fogo baixo por 15 minutos. Se necessário, coloque água para o cozimento. Acrescente os ovos batidos e a farinha de milho aos poucos, até formar uma massa úmida. Adicione sal, pimenta e cheiro-verde a gosto. Coloque a massa em fôrma untada ainda quente, pressionando levemente. Desinforme e sirva quente ou frio.

Tempo de preparo 1h30m.

Rendimento 6 porções

CUSCUZ COM COCO E QUEIJO Ingredientes 2 xícaras (chá) de leite (500ml) ½ xícara (chá) de açúcar (90g) 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (40g) 2 colheres (sopa) de queijo ralado parmesão ralado (13g) 2 colheres (sopa) de coco ralado (13g) 1 embalagem de Cuscuz Sinhá (500g) 1 pitada de sal margarina ou leite de coco para acompanhar

Modo de preparo Numa tigela, misture todos os ingredientes até formar uma farofa úmida. Coloque a mistura na cuscuzeira e alise sem apertar. Tampe a cuscuzeira e leve ao fogo por 20 minutos. Retire, coloque num prato e sirva com margarina ou leite de coco.

Dicas Substitua o leite por leite de coco, o coco e o queijo ralado por castanhas picadas e o açúcar por rapadura ralada.

Tempo de preparo 30 minutos

Rendimento 10 porções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend