Especialistas percorrem Escolas de Hotelaria de Portugal

Futuros profissionais de hotelaria e turismo aprendem na prática como harmonizar a culinária com melhores vinhos do Porto Douro.

Da Redação

Harmonização é a palavra-chave do ciclo de seminários que o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto promove nas melhores Escolas de Hotelaria portuguesas.

Neste âmbito, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril recebeu os sabores e essências do Douro, no último 14 de maio. Desta vez, os alunos escolheram os pratos para combinar com os melhores vinhos do Douro e Porto, durante uma aula prática de harmonização gastronômica que pretende ser uma mais valia para a vida dos futuros profissionais de hotelaria.

Com este conhecimento, os alunos aprendem a combinar, da forma mais perfeita, pratos muito variados, desde as entradas às sobremesas, com os sabores mais especiais dos vinhos da região do Douro e Porto.

O segundo seminário do ciclo promovido pelo IVDP, que decorreu no passado dia 5 em Setúbal, cumpriu as expectativas do instituto, tendo contado com a participação ativa dos formandos. Tarte de Vegetais, harmonizada com Vinho do Porto Branco, Torta de Laranja, com Porto de dez anos, Tarte de Natas com Branco de 10 Anos, Quindim de Coco com Porto 20 Anos e Entremeio de Chocolate com Porto Late Bottled Vintage, foram as harmonizações protagonizadas pelos aprendizes.

Já no dia 15, o ciclo de seminários vai à Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Já a Escola de Hotelaria e Turismo de Faro tem a aula de harmonização marcada para o dia 21.

Para Paulo Pinto, representante do IVDP, o grande objetivo do seminário é “formar e educar futuros profissionais da hotelaria da parte da sala e da cozinha sobre o potencial dos vinhos do Douro”, pois “só se compreenderem o vinho do Porto poderão combiná-lo adequadamente com a gastronomia”.

Até final de maio, mais três escolas de hotelaria e turismo deverão transmitir aos alunos o melhor da arte da harmonização. E até final do ano, os alunos das principais escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão poder assistir e participar na confecção dos mais deliciosos pratos e aprender como combinar os melhores vinhos do Douro e Porto. Informações da Mediana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend