BH recebe português para 3º Encontro Internacional de Chefs

Sexta-feira | 18 ABR 08

Na Baixada Santista Encontro marca nova etapa da alimentação saudável nas escolas

Por Gisela Kodja e Isa Santos

Divulgação

O primeiro Encontro de Gestores da Educação realizado na quinta-feira, 27 de março, no Salão Orquídea do Parque Balneário Hotel, na cidade de Santos, contou com a presença de 164 participantes, entre secretários de educação e representantes de 33 municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Na ocasião, especialistas em nutrição e autoridades governamentais apresentaram propostas que viabilizem a implantação de projetos capazes de tornar as escolas brasileiras referência em alimentação saudável.

Durante o encontro foram amplamente debatidas as dificuldades encontradas pelas redes municipais de educação, para a administração de projetos que garantam a boa qualidade da merenda oferecida nas escolas. De acordo com Eliene Ferreira de Sousa, Coordenadora Técnica de Alimentação e Nutrição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, atualmente o governo brasileiro repassa verbas para 5.600 municípios, que atendem a 35 bilhões de estudantes em aproximadamente 300 mil instituições educacionais. “O volume da demanda e as diversidades regionais foram, de certa forma, responsáveis por alguns entraves que surgiram para a implantação de programas de qualidade da merenda escolar. O governo teve de realizar adaptações e agora está muito mais próximo de alcançar condições favoráveis para o desenvolvimento de ações efetivas em toda a rede pública de ensino”, explica Eliene.

Outro aspecto levado em consideração diz respeito à conscientização da sociedade para a importância da criação de hábitos alimentares saudáveis como prevenção a doenças. Segundo Andréa Galante, presidente da Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN, esse aspecto é extremamente importante. “Se não começarmos agora a trabalhar esse conceito de alimentação saudável nas escolas, em 20 anos o Sistema Único de Saúde – SUS – não vai agüentar a demanda por problemas crônicos de saúde, como a hipertensão, o diabetes etc”, esclarece Andréa.

Para a coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição – CECANE -, Cristina Pereira Gaglianone, uma das propostas para colocar em prática essas ações é trabalhar a alimentação como um tema transversal. “A idéia é fazer com que o assunto seja abordado de maneira prazerosa em disciplinas como história, ciências, geografia, português, matemática, inglês, artes, entre outras”, declara Cristina, que também é docente da Universidade Federal de São Paulo.

A troca de experiências sobre políticas adotadas em diversos municípios foi considerada positiva pelos participantes do evento que tiveram a oportunidade de conhecer propostas e projetos bem sucedidos apresentados pelos palestrantes Andréa Galante, presidente da Associação Brasileira de Nutrição -ASBRAN; Eliene Ferreira de Sousa, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE; Domingos Palma, coordenador do Programa “Escola Promotora de Saúde”, da Prefeitura de São Paulo; Regina Miranda, conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA e Cristina Pereira Gaglianone, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANE/Sudeste.

O encontro, intitulado “A escola na promoção da alimentação saudável”, foi organizado pelo CECANE – Sudeste, da Universidade Federal de São Paulo, que aproveitou a oportunidade para lançar e distribuir a publicação “Idéias para promover a alimentação saudável na escola”.

Deixe uma resposta

BH recebe português para 3º Encontro Internacional de Chefs

Um dos melhores chefs portugueses estará no 3º Encontro Internacional de Chefs, mostrando o melhor da culinária da terra de D. João VI.

Mundo Lusíada

 

O 3º Encontro Internacional de Chefs em BH vai homenagear um dos renomes da culinária portuguesa. O evento, que acontece entre 7 e 9 de maio na capital mineira, prestigia nesta edição Vitor Sobral, um dos melhores chefs de Portugal. O nome do chef português foi escolhido diante das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, marcada por promoção de eventos em diversas partes do país até final do ano.

Sobral deverá dar uma “aula prática” com dicas de ingredientes e receitas portuguesas, aos cozinheiros do restaurante popular de Belo Horizonte. O objetivo da ação é auxiliar a capacitação dos participantes por meio de dicas para o cotidiano da culinária, como utensílios e artigos portugueses que podem ser utilizados no preparo das receitas. Além disso, o chef preparará um prato acessível a todos, prova de que a sofisticação pode estar aliada ao baixo custo.

O festival gastronômico é apoiado por Abrasel, Belotur e Ministério do Turismo. Na sua primeira edição, em agosto de 2007, o encontro trouxe a Belo Horizonte o chef Alex Atala, e em outubro, o chef italiano Isidoro Consolini. “Nosso objetivo é divulgar a culinária do local trazendo chefes de renome criando, assim, um fato novo para nossa culinária”, ressalta o presidente da Abrasel MG, Paulo Nonaka.

Em sua participação nesta terceira edição, o chef português ainda vai realizar uma palestra, direcionada a professores e corpo docente da faculdade Estácio de Sá, bem como para profissionais filiados à Abrasel, com o intuito de compartilhar suas idéias e visão sobre a culinária atual.

Na programação das três noites do evento, haverá também três sofisticados jantares. Um menu degustação, que trará o que há de melhor de ingredientes tipicamente portugueses, como: carpaccio de atum com limão; mousse de bacalhau, tomate seco, azeite de salsa e farofa de pão de trigo; creme de cogumelos, mousse de farinheira e Porto; bacalhau cozido em azeite e alhos em camisa e migas soltas de grelos de couve; rosbife em salmoura; sopa de tangerina com maracujá e pudim de Abade de Priscos.

Para participar, o custo por pessoa é R$ 120,00, e os pontos de vendas de convites são Expand, Casa do Vinho, Grand Cru, Rex Bi Bend. Mais informações no (31) 9102-7000

Vítor SobralUm dos nomes mais conhecidos da cozinha portuguesa, conhecido por sua preocupação em criar receitas modernas, procurando mudar as mentalidades mais conservadoras, mas utilizando os tradicionais produtos e sabores portugueses.

Sobral foi vencedor do Prêmio Especial de Gastronomia, categoria Melhores do ano 2007, realizado pela Revista de Vinho, em fevereiro 2008. Venceu também o I Concurso Mundial de Receitas de Arroz, promovido pela Academia Internacional de Gastronomia da Espanha, na cidade de Castellon, em setembro, 2006.

Em 1999, foi eleito o cozinheiro do ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia. Entre outras atividades, é atualmente consultor gastronômico da companhia aérea Tap e da empresa Miele Portuguesa. Informações da Com Você Comunicação.

Deixe uma resposta