Bacalhau tem boas vendas, mesmo com a alta do dólar

Um dos produtos mais procurados é o bacalhau do Porto, acompanhado das várias marcas de azeites, que durante todo este ano mantiveram um bom ritmo de vendas.

Por Mônica Santos Portugal Digital

A crise financeira não deverá atingir a ceia de natal dos brasileiros, principalmente, aqueles que preferem produtos alternativos. Mesmo com a alta do dólar, o bacalhau, acompanhado do azeite, tem sido um dos itens mais procurados em substituição ao peru.

Segundo a atacadista Villefrut, da Central de Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Ceasa), localizada na capital de Belo Horizonte, a compra dos produtos para festas de final de ano está com um acréscimo em torno de 40% no último mês de novembro e neste início de dezembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme informou o gerente Joel Pereira ao Portugal Digital.

O atacadista diz que os lojistas ficaram temerosos que os preços dos produtos subissem devido à crise financeira e resolveram estocar. “Como não ocorreu explosão de preços, eles venderam os produtos e acabaram voltando para comprar mais”, afirma Joel Pereira.

Um dos produtos mais procurados é o bacalhau do Porto, acompanhado das várias marcas de azeites, que durante todo este ano mantiveram um bom ritmo de vendas. Outros produtos muito procurados nesta época do ano, também, são as frutas secas e os doces cristalizados. "A crise financeira ainda está distante dos negócios e é preciso esperar até meados do próximo ano para que se possa verificar, de fato, seus efeitos", diz o gerente.

No Empório Ananda, uma das lojas mais tradicionais do Mercado Central em Belo Horizonte, o movimento de vendas está semelhante ao mesmo período do ano passado, segundo o Supervisor, Eduardo Campos. Entre os produtos mais vendidos está o bacalhau do Porto, que em muitos casos substitui o tradicional peru na ceia de Natal. Os preços variam entre R$ 46,90 e R$ 56,00, o quilo.

Eduardo Campos informa que os preços tiveram um acréscimo de 8% com relação ao ano passado “acompanhando o ritmo da inflação”. Ele explicou que a venda do bacalhau funciona de forma “casada”, já que é acompanhada de azeite e azeitona.

A loja Ponto das Azeitonas, também, no Mercado Central, trabalha com grande variedade de azeite, principalmente os portugueses, com mais de 15 tipos de diferentes regiões daquele país. Os azeites mais demandados são os extra-virgens tipos Andorinha, Gallo, Esporão, entre outros. Os preços também subiram em torno de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado, e os preços variam de acordo com a porcentagem de acidez e a região produzida, na faixa R$ 36,00 até R$ 100,00.

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