Aumenta demanda de padarias paulistanas para ceias especiais de fim do ano

Da Redação

As padarias de São Paulo criaram cardápios especiais para o final de ano e estão recebendo um número maior de encomendas. As delícias vão das tradicionais rabanadas, ao Bacalhau Gomes de Sá, Tender Natalino e Peru Tropical. E não param por aí. Camarão na Moranga, Cuscuz Paulista, Leitão à Pururuca e acompanhamentos como Arroz de Polvo, Salpicão, Farofa Especial e um sem número de massas como o rondelli com molho que pode levar uvas passas e queijo gorgonzola, ou sobremesas como Manjar de Coco, Tortas Mousse de Chocolate e Quindim – além de todos os bolos e tortas encontradas nas padarias – fazem o cardápio das panificadoras que vêm recebendo encomendas desde a semana do Natal.

Este ano, as famílias voltam a se reunir e as ceias compradas prontas tornam-se cada vez mais tradicionais em São Paulo. Tudo para não sobrecarregar nenhuma mãe ou avó da família. E, para isso, a procura pelas ceias feitas em padarias mediante encomenda crescem ano a ano.

“Durante a pandemia e no final do ano passado, houve uma procura menor das ceias nas grandes padarias de São Paulo. Esse ano, entretanto, não é o que tem acontecido. Provavelmente, por causa da preocupação das famílias em se unirem sem sobrecarregar ninguém com o preparo da ceia”, diz Rui Gonçalves, presidente do Sampapão, entidade que representa todos os industriais de panificação de São Paulo.

O cardápio das ceias, além de panetones com todos os tipos de recheios – um mais saboroso que o outro – e novidades, como potes de biscoitos de gengibre e canela, pães de mel em formatos diferenciados, além de trufas e brigadeiros gourmet com sabores que vão do mais tradicional aos de pistache para serem dados de presente entre as famílias, aumentaram a venda nas padarias de São Paulo.

“O aumento foi de 5%, em média, mas acreditamos que as cestas natalinas compostas por pães, frios, frutas, doces tradicionais da época e vinhos portugueses, devem aumentar mais um pouco essa porcentagem”, diz ele.

Doces especiais

As padarias de São Paulo não param de inventar petiscos e doces que vão agradar a todos nas reuniões de família. Das tradicionais tábuas de frios e queijos passando pelos mini salgados, caponatas de berinjela e abobrinha, burratas, torradas especiais, as panificadoras de São Paulo colocam à disposição do cliente doces tradicionais de Natal como as rabanadas – que viram até bolos apetitosos e decorados -, panetones recheados até com sorvete. pudins de leite, chocolate e frutas, além de arranjos com todas as frutas natalinas.

“É um dia do ano que, enfim, poderemos passar com nossos familiares e amigos. E as ceias fartas fazem parte das histórias de família. Aproveitar a comodidade de recebê-la pronta enquanto conversamos e rimos com os nossos parentes mais próximos é um presente!”, finaliza ele.

Ainda dá tempo de encomendas de Ano Novo, até dia 30 na maioria das panificadoras da cidade. E a entrega de cada uma delas acontecerá até o meio-dia do dia 31.

Já para o natal, as padarias da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo tinham expectativa de comercializar 1,8 milhão de unidades de panetones e chocotones neste final de ano, segundo o Sindicato Sampapão.

O setor de panificação emprega cerca de 700 mil pessoas diretamente no Brasil e 1,5 milhão de pessoas de forma indireta. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, o país conta com 70,5 mil panificadoras, sendo 14 mil estabelecimentos só em São Paulo, estado com maior número de padarias.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: