A cozinha de Dom João VI a bordo da TAP

A companhia oferece em seu cardápio da classe TOP Executive pratos elaborados a partir de receitas do livro "Arte de Cozinha", adaptadas pelo chef da TAP no Brasil.

Da Redação

Em comemoração aos 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, a TAP oferece em seu cardápio da classe TOP Executive pratos elaborados a partir da releitura de receitas do livro "Arte de Cozinha", adaptadas por Danio Braga, chef da TAP no Brasil.

Serão encartadas no menu a receita e a foto do prato para estimular os ‘cozinheiros’ a prepará-la em casa, além de informações sobre a mudança da corte portuguesa para o Brasil. Durante uma quinzena uma nova receita substituirá um dos pratos.

No total serão nove receitas, todas com seus nomes originais: Perdizes à Portuguesa, Torta de Espargos, Coelho Albardado, Berinjela Recheada, Carneiro para Capela, Lombo de Porco Estofado, Patos Dourados, Filé de Peixe ao Molho de Caril e Galinha em Potagem à Francesa.

"A TAP tem grande prazer em apresentar os hábitos alimentares da família real portuguesa ao Brasil, que com sua chegada trouxe alguns costumes peculiares, principalmente no que se refere a culinária", afirma Mário Carvalho, diretor geral da TAP no Brasil.

Para complementar a comemoração dos 200 anos da vinda da Família Real Portuguesa, a TAP exibirá a bordo a série "A Corte no Brasil" em 17 programas. A previsão é distribuir três mil pratos até o fim do ano.

A TAP é atualmente a companhia aérea com o maior número de vôos do Brasil para a Europa, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal para Lisboa, num total de 66 freqüências semanais. A partir de 4 de julho, a companhia atingirá 67 vôos com a adição de mais uma freqüência em Brasília.

Confira uma das receitas:

Galinha em Potagem à Francesa

Ingredientes para quatro pessoas: 4 sobrecoxas grandes de galinha 200 gr de fígado fresco de galinha 40 gr de mostarda em grãos à antiga 30 gr de bacon 30 gr de cebolas picadas 100 ml azeite extra virgem de oliva 20 gr de ervas frescas mistas (louro, alecrim, salvia, noz moscada, cravo) 3 gr de cardamomo inteiros 12 fatias de tomates em rodelas grelhadas 240 gr de batatas em cubos 15 gr de salsa picada 1,5 lt de água Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Saltear as sobrecoxas com os temperos até dourarem, retirar da frigideira e deixar em separado, entrar na mesma frigideira com os fígados para dar uma bela cor. Retirar também os fígados e ir com eles para o forno para ficarem firmes e bem cozidos durante 3 minutos. As sobrecoxas e todos os demais ingredientes serão colocados numa caçarola para cozinhar durante 45 minutos em fogo brando. (sem os fígados) . Após serem cozidas retirar as sobrecoxas e deixar em separado.

Modo de fazer molho à francesa: Com parte deste caldo de cocção das sobrecoxas misturar a mostarda e acrescentar os fígados (devidamente picados em pequenos cubos) e levar ao fogo para adquirir uma boa consistência, uma vez tendo o molho pronto iniciar a montagem do prato.

Montagem do prato: Colocar a sobrecoxa numa metade do prato, na outra metade, colocar o molho, por cima dele as fatias de tomates grelhadas e, lateralmente as batatas salteadas pulverizando com a salsa picada, servir bem quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend