8 Julho: Dia do Panificador é comemorado pelo sindicato com jantar em SP

Da Redação

8 de julho é um dia especial para todos os panificadores de São Paulo e do Brasil. É comemorado o Dia do Panificador. E o SAMPAPÃO, sigla que congrega a Associação e o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e Escola Panificação e Confeitaria do IDPC, preparou uma noite especial para os panificadores de São Paulo e seus associados.

“É uma noite especial, de comemoração e confraternização, principalmente depois de tanto tempo de pandemia. Será um jantar dançante, com cardápio escolhido a dedo, prêmios e muita música”, diz Rui Gonçalves, presidente do Sampapão.

A noite será animada pela Banda Época e, no decorrer do evento, serão homenageadas cinco panificadoras paulistanas escolhidas como destaques desses dois anos.

“Todos nós temos orgulho de prepararmos o alimento que é consumido nas primeiras horas do dia pelo nosso cliente junto da sua família, ou nas nossas padarias, conversando sobre os resultados dos jogos dos fins de semana ou assuntos que interessam a todos. Nossa casa é a casa do paulistano, que nos leva, inclusive, a modificar os nossos produtos e colocarmos à venda o que ele precisa e quer”, continua Rui.

História

O Dia do Panificador foi criado em homenagem à Santa Isabel de Portugal, conhecida como a padroeira dos panificadores. Segundo a história, durante o século XIV, Portugal enfrentava intensa crise econômica e muitos passavam fome. A rainha, então, distribuía pães anonimamente aos pobres. Essa atitude chegou aos ouvidos do rei D. Dinis I, que a parou e exigiu que ela mostrasse o que estava escondido no seu avental. A resposta dela foi – rosas. Ele não acreditou e pediu que ela abrisse o avental. Dele caíram rosas e não os pães que ela tinha preparado.

“A padroeira dos panificadores abençoa diariamente o pão de cada dia que vendemos. E, nesse dia, especialmente, ela é lembrada por todos nós, panificadores, para que nada falte na mesa de ninguém”, finaliza o presidente.

O Jantar do Panificador acontecerá no Clube Sírio, em São Paulo, e terá início às 19 horas. Nele serão lançadas várias novidades que estarão na FIPAN 2022 – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e food-service e o Congresso FIPAN. O traje é social e os convites estão à venda na sede do Sampapão – Rua Santo Amaro, 313, Bela Vista, São Paulo. Mais em sindipan.org.br.

Já no litoral paulista, a comemoração será dia 29 de Julho às 20h00. A SINASPAN, entidade de Santos que agrega o setor, promove Jantar dos Panificadores em parceria com as empresas do setor, uma noite em Homenagem ao Dia do Panificador. A programação da noite ao som da Banda Broadway, acontece no Centro Cultural Português (Rua Amador Bueno, 188 – Centro – Santos) com as homenagens ao Panificador e a Padaria do ano. No Cardápio, Mesa de Frios – Bacalhau à Moda SINASPAN – Bebidas inclusas. Reservas e informações no telefone (13) 3231-1503.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: