Chef português convidado a recriar a Última Ceia de Jesus Cristo

Da Redação
Com Port.Com

Um restaurante português se propôs a servir a Última Ceia de Jesus Cristo, nesta Páscoa, segundo avançou a revista Port.Com.

A interpretação de Diogo Noronha sobre a Última Ceia é tema de um miniespecial exibido no Canal História, até dia 1 de abril.

Dizem as Escrituras que na última refeição que Jesus comeu com os discípulos, partiu o pão e tomou o cálice, mas não há nenhuma referência a peixe.

Pelo sexto ano consecutivo, o canal lançou o desafio a “um dos chefes mais inovadores de Portugal”, trazendo a sua visão e interpretação de uma das ceias mais famosas da História.

Diogo Noronha, chef do Restaurante Pesca, juntamente com a sua equipe, criou um menu que está disponível no restaurante até domingo nos almoços e jantares.

“O processo de pesquisa levou-nos a relembrar questões históricas, mas também a tentar perceber que ingredientes base se usariam na altura, que tipo de açúcares e até de peixes”.

Diogo Noronha decidiu destacar a riqueza dos produtos biológicos portugueses e da gastronomia atlântica, preparando quatro pratos, três dos quais com mexilhão, tártaro de atum e tamboril.

É com pão ázimo de trigo barbela, envolvido numa mistura de sésamo e cominhos, e acompanhado de mexilhão e flores azedas, que tem início a sua interpretação da última ceia de Jesus Cristo e dos doze apóstolos.

Na entrada brilha um peixe cru, um tártaro de atum que liga com o trigo tufado que o acompanha e com avelãs tostadas e leite do fruto seco.

“Para o prato principal apostamos no tamboril, não por sabermos que era o que comiam, mas porque é um peixe com uma existência de milhões de anos”, explicou o chef sobre a escolha.

Já na sobremesa, o mel, o própolis e o damasco dão origem a uma mousse que recheia um ovo de chocolate, “símbolo da fertilidade e da Páscoa”.

Confira um pouco do especial com o chef português no vídeo:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: