Tapetão e justiça comum levam à suspensão de Jogos da Superliga

Por Emídio Tavares

Na manhã da terça-feira o Conselho de Justiça da FPF confirmou a sentença já proferida pela comissão disciplinar da liga, dando razão ao Belenenses, e conseqüentemente rebaixando o Gil Vicente, que desta forma deveria disputar a Liga de Honra versão 2006/2007.

Contudo, o presidente do time de Barcelos (Antonio Fiúza) entrou com uma cautelar no Tribunal Administrativo de Lisboa para suspender os efeitos da decisão do Conselho de Justiça da FPF, e impedir assim a realização das partidas, dos envolvidos, neste início de campeonato (no caso, Benfica x Belenenses e Leixões x Gil Vicente).

Em resposta a esta atitude, a Federação Portuguesa emitiu uma nota onde deixou claro que qualquer medida da justiça comum poderá se voltar contra o próprio Gil Vicente, com possível suspensão do campeonato e até algumas despromoções pela justiça desportiva (que impede seus filiados de recorrerem a justiça comum para tratar de assuntos relacionados ao futebol).

Na quarta-feira, logo após emitir este comunicado, a FPF recebeu do Tribunal Administrativo de Lisboa (justiça comum) um documento contraditório que não deixava claros os seus objetivos, o que fez então com que a FPF pedisse esclarecimentos em relação ao documento.

Na mesma quarta-feira a FIFA determinou que a FPF aplicasse sanções punitivas ao time de Barcelos por ter entrado na justiça comum, ao que a federação respondeu emitindo primeiramente uma ameaça caso o Gil Vicente não retirasse a ação da justiça comum.

Na quinta-feira a juíza do processo respondeu à FPF determinando que a entidade reintegrasse imediatamente o time gilista à liga maior do futebol português. Com isso, a federação informou aos envolvidos, através de fax, os seus novos adversários, agora com a volta do Gil à superliga.

Ainda na quinta-feira o time do Leixões, 3o colocado na última Liga de Honra, entrou com um recurso no Conselho de Justiça da FPF reivindicando a vaga disputada por Belenenses e Gil Vicente, e pedindo a suspensão das partidas dos envolvidos até o desfecho do caso.

Na sexta, após nova cobrança da FIFA e até ameaça de punição à FPF, a federação comunica oficialmente o Gil Vicente a sua suspensão de todos os campeonatos de futebol e em todas as categorias; além de também suspender as partidas Benfica x Belenenses e Leixões x Gil Vicente, até resolução final do caso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: