Seleção Portuguesa reunida na preparação para o duelo de sábado

Da Redação com Lusa

A seleção portuguesa de futebol começou na terça-feira a preparar o duelo de sábado com a Bósnia-Herzegovina, de apuramento para o Euro2024, num treino em que Roberto Martínez contou com os 26 convocados, incluindo Rúben Dias e Bernardo Silva.

Os dois jogadores do Manchester City, que no último sábado conquistaram a Liga dos Campeões com o emblema inglês, marcaram presença na Cidade do Futebol, em Oeiras, e estiveram integrados durante os primeiros 15 minutos da sessão do dia 13, abertos para a comunicação social.

Durante esse período, com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, a assistir, a seleção nacional efetuou apenas corrida conjunta, com Cristiano Ronaldo sempre a ‘liderar’ o grupo, e exercícios de recuperação física, sem bola.

Do grupo de 26 jogadores convocados por Roberto Martínez, destaque para a estreia absoluta de Toti Gomes, defesa central do Wolverhampton, e para os regressos de Nelson Semedo, Renato Sanches e Ricardo Horta.

Portugal recebe no sábado a Bósnia-Herzegovina, no Estádio da Luz, em Lisboa, às 19:45, e ruma à Islândia para defrontar a seleção local três dias depois, no Estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique, às 19:45 (horas em Lisboa).

No arranque da qualificação, nos dois jogos que marcaram a estreia absoluta de Martínez no comando da seleção nacional, Portugal bateu o Liechtenstein, por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e foi ao Luxemburgo golear por 6-0.

A equipe das ‘quinas’ lidera o Grupo J com seis pontos, seguida da Eslováquia, que tem quatro, e de Bósnia e Islândia, ambos com três. O Luxemburgo, com apenas um ponto, e o Liechtenstein, sem pontos, ocupam o penúltimo e último lugares, respetivamente.

Apenas os dois primeiros colocados do agrupamento se qualificam para a fase final do Euro2024, que vai decorrer na Alemanha.

E nesta quarta-feira, Roberto Martínez voltou a contar com todos os 26 futebolistas convocados no segundo treino de preparação de Portugal.

Durante a parte aberta do treino, os jogadores voltaram a efetuar exercícios sempre sem bola, tal como já tinha acontecido na terça-feira, no arranque dos trabalhos.

Os goleiros, como é habitual no arranque dos treinos, trabalharam à parte, mas desta vez com a presença de Francisco Meixedo e Samuel Soares, guardiões da equipa sub-21 e que vão participar no Euro2023 de categoria.

Mais liberdade

Na terça-feira em coletiva de imprensa, Rafael Leão afirmou hoje que a chegada de Roberto Martínez ao cargo de selecionador português de futebol veio dar mais liberdade aos jogadores e confessou que sente mais confiança com o técnico espanhol.

“Tenho de agradecer ao Fernando Santos (antigo selecionador). É por causa dele que estou aqui. Com o Roberto Martínez penso que os jogadores sentem que têm mais liberdade para expressarem o seu jogo. O selecionador fala muito comigo e dá-me confiança”, afirmou Rafael Leão na Cidade do Futebol, em Oeiras, minutos antes do primeiro treino de preparação.

Com a temporada nos clubes terminada, Rafael Leão admitiu que existe “algum cansaço” depois de uma época longa, mas rejeitou que isso possa ser um problema no confronto com a Bósnia e também com a Islândia, dentro de uma semana, em Reiquiavique.

“Quando chega o momento de representar a seleção, o cansaço desaparece. Queremos é representar o nosso país. O cansaço vai embora. Queremos fazer o nosso melhor para Portugal ficar mais perto do apuramento para o próximo Europeu”, confessou avançado do AC Milan.

Sobre o duelo com a Bósnia, o jogador formado no Sporting apontou Edin Dzeko como o principal perigo para a seleção nacional, mesmo tendo em conta que o avançado do Inter Milão já tenha 37 anos.

“Ele ainda consegue fazer a diferença com a idade que tem. Temos de ter atenção. Mas, também temos centrais de qualidade que podem dar conta do recado. Vai ser uma final para a Bósnia e temos de estar preparados da melhor maneira”, referiu Leão, que tem 18 jogos e três golos por Portugal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: