Destaques da Semana: Prodígio português da natação é ouro no Catar

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

Prodígio português da natação é ouro no Catar

O jovem prodígio da natação portuguesa de 19 anos, Diogo Ribeiro, natural de Coimbra, que com 15 anos foi para a equipe do Benfica, já conquistando uma medalha de prata (100 metros borboleta) no Campeonato Europeu de Juniores de Roma em 2021 aos 16 anos, repetiu o sucesso dois anos após conquistando uma medalha de prata no Mundial de Fukuoka no Japão, agora transforma-se no primeiro português a ganhar uma medalha de ouro em mundiais da categoria. O feito aconteceu na segunda-feira (12/02) no Mundial do Catar, em Doha, quando Diogo, com um tempo de 22 segundos e 97 centésimos nos 50 metros borboleta, superou favoritos como o norte-americano Andrew (2º colocado com 23,07), e o australiano McEvoy (3º colocado com 23,08). Após a chegada na linha final, o nadador português ainda demorou alguns segundos para perceber que tinha vencido a prova. E neste sábado (17/02), ele voltou a ganhar nova medalha de ouro, desta vez nos 100 metros borboleta, que é a sua especialidade, com um tempo de 51,17 segundos.

Taças europeias

Liga dos campeões

A Liga dos Campeões voltou esta semana, mas o Porto só jogará na próxima, dia 21 (quarta-feira), quando receberá no Dragão o Arsenal. A partida de volta, na Inglaterra, ocorrerá a 12 de março.

 

Liga Europa

Chocolate Português Na Suíça: Young Boys 1×3 Sporting

Em partida de gala, o Sporting deu um show em Berna, dominando amplamente a etapa inicial, abrindo o marcador aos 31 minutos em jogada toda de Edwards, que dentro da área chutou cruzado para trás com a bola desviando no zagueiro da casa e entrando. Aos 41 nova jogada de Edwards, que fintou dentro da área o goleiro e foi derrubado, para pênalti convertido por Gyokeres. Um minuto após, em um bate e rebate dentro da área leonina, Adan fez um milagre no primeiro chute, mas não conseguiu defender o chute de rebote que decretou o gol do Young.  Para a etapa final o time português não baixou a guarda e continuou tomando as iniciativas de jogo, tanto que aos 3 minutos, após cruzamento de Pote, Gonçalo Inácio fez o 3×1 de cabeça. Daí para a frente foi administrar e garantir a vitória que da ampla vantagem para o Sporting para a partida da próxima quinta-feira (22/02) em Alvalade, onde mesmo perdendo até por 1 gol de diferença, o Sporting evoluirá na disputa.

Águias Se Salvam Nos Acréscimos: Benfica 2×1 Toulouse

O Benfica enfrentou na quinta-feira (15/02) na Luz, o Toulouse, um dos últimos colocados no campeonato francês (14º), mas nem isso serviu para demonstrar a superioridade técnica do time encarnado que pouco criou na etapa inicial e na final, ficando à mercê das poucas jogadas boas de ataque sempre oriundas dos pés de Di Maria, responsável pelos 2 gols lusos, de pênalti, e que salvaram o Benfica, aos 23 e no 4º minuto de acréscimo, ambos na 2ª etapa. O gol inaugural foi seguido por uma ducha fria com Desler empatando a partida 3 minutos após a vantagem encarnada. Antônio Silva e Trubin ainda salvaram os donos da casa de um vexame maior. Na próxima quinta-feira (22/02) na França, o Benfica joga por um empate para evoluir na disputa.

Quatro Torpedos Aniquilaram O Arsenal Bracarense: Braga 2×4 Qarabag

Jogando na quinta-feira (15/02) na Pedreira, o Braga não foi nem sombra da equipe que recentemente conquistou a Taça da Liga, perdido em campo e facilmente envolvido pelo Qarabag do Azerbaijão. Jankovic abriu o placar para os visitantes aos 21 minutos de pênalti, e Banza empatou para o Braga aos 44. Quando todos esperavam uma reação lusa na etapa final, eis que logo aos 9 minutos Zoubir ampliou para o Qarabag, deixando perdido o time bracarense, Juninho ampliou aos 20, e Zoubir de novo, aos 24, nocauteou de vez a equipe portuguesa. No minuto final, de pênalti, João Moutinho descontou. Derrota vergonhosa, que obriga o Braga a vencer na próxima quinta-feira (22/02) fora, por 3 gols de diferença para sonhar com a próxima fase.

Superliga Portuguesa De Futebol 2023/2024

A 21ª jornada foi concluída no início da semana passada com mais dois jogos.

Na segunda-feira (12/02) o Arouca recebeu o Porto às 20:15h e sem dar chance ao visitante, venceu por 3×2.

Na terça-feira (13/02) o Gil Vicente recebeu o Vizela às 15:30h e foi derrotado por 0x1.

Já a 22ª jornada começou na sexta-feira com os seguintes jogos:

Sexta-feira (16/02)

Famalicão 2×1 Rio Ave (20:15h)

Sábado (17/02)

Chaves 2×1 Boavista (15:30h)

Portimonense 1×1 V. Guimarães (18:00h)

Porto 2×0 E. Amadora (20:30h)

Domingo (18/02)

Casa Pia 1×0 Arouca (15:30h)

Benfica 6×1 Vizela (18:00h)

Estoril 1×3 Gil Vicente (18:00h)

Braga 2×1 Farense (20:30h)

A jornada só termina na segunda-feira (19/02), com o Moreirense recebendo o Sporting às 20:15h.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portugueses pelo Mundo

Jose Peseiro continua a sina de eterno perdedor. Depois de ser vice-campeão dirigindo o Sporting na final da Liga Europa em 2005 perdendo em pleno Alvalade para o CSKA, depois de perder a final da Taça do Golfo em 2010 para o Kuwait comandando a Arábia Saudita, depois de perder a final da Taça de Portugal para o Braga em 2016 comandando o Porto, agora mais um insucesso chega para a sua carreira com a derrota no último final de semana comandando a Nigéria na final da Copa das Nações Africanas, perante a anfitriã e campeã, Costa do Marfim. O único título de relevância na sua carreira foi a conquista da Taça da Liga em 2013, dirigindo o Braga, na vitória frente ao Porto.

Porém, mesmo assim, Jose Peseiro foi recompensado por ter levado a Nigéria à final da Copa das Nações Africanas, ganhando do governo, assim como todo o elenco da seleção local, um apartamento em Abujo e ainda um terreno.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: