Destaques da Semana: Jorge Jesus, de volta ao Al-Hilal, com salário das Arábias

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

 

Jorge Jesus, de volta ao Al-Hilal, com salário das Arábias

Jorge Jesus foi anunciado neste sábado (01/07) como novo treinador do Al-Hilal da Arábia Saudita, por onde passou de 2018 a 2019. Jesus será o técnico mais bem remunerado do mundo recebendo 10 milhões de euros líquidos por ano, num contrato de 3 anos. A decisão foi uma surpresa, pois Jesus já tinha praticamente acertado com a seleção da Arábia Saudita, com os mesmos valores salarias, mas o que fez Jesus decidir pelo Al-Hilal foi a multa contratual. Caso abandonasse a seleção após 6 meses, teria que pagar 25 milhões de euros. Já no Al-Hilal a multa será de 3 meses de contrato (cerca de 2,5 milhões de euros).

Luis Castro Deixa Botafogo Na Liderança E Assume Time De CR7

O Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, fez uma proposta praticamente irrecusável para tirar Luís Castro do Botafogo carioca, líder isolado o campeonato brasileiro. São 6 milhões de euros líquidos por temporada (mais de 2,5 milhões de reais por mês livres de impostos) e mais uma mansão para sua moradia enquanto estiver dirigindo a equipe, avaliada em 2,5 milhões de euros, e que passara a ser sua, caso cumpra a integralidade do vínculo contratual que vier a assinar. Na sexta-feira (30/06), um dia após o jogo pela Sul-americana frente ao Magallanes do Chile, o treinador anunciou sua saída da equipe carioca.

Eurocopa-Sub21

Depois de perder na estreia (dia 21/06) por 2×0 para a Georgia, anfitriã do torneio, Portugal empatou no sábado (dia 24/06) com a Holanda por 1 gol e venceu na terça-feira (27/06) a Bélgica por 2×1, com um gol nos minutos finais e de pênalti, classificando-se para as quartas-de-final onde enfrentou nesse domingo (02/07), às 13h do Brasil a Inglaterra. E após 90 minutos, a seleção portuguesa acabou sendo derrotada por 1 a 0, despedindo-se assim do campeonato.

 

Últimas Notícias

Porto

O Al-Hilal da Arábia fez uma proposta ao Porto de 35 milhões de euros por Taremi, que a princípio não demonstrou muito interesse em sair do dragão. Acontece que Taremi tem só mais um ano de contrato e ainda, por conta do fair-play financeiro, o Porto precisava fazer um aporte de 50 milhões de euros até o final desse mês, o que poderia ajudar para que a negociação fosse efetivada, mas não o fez e nem o negócio aconteceu.

Outro cobiçado é o goleiro Diogo Costa, tendo Jorge Mendes intermediando a negociação com o Chelsea, que por sua vez, além de querer uma redução no valor atual do passe (75 milhões de euros este mês e a partir de julho subindo para 100 milhões), ainda quer pagar em 3 anos.

Sporting

Gyokeres, atacante sueco de 25 anos do Coventry da 2ª divisão inglesa, já acertou bases salariais com o Sporting, onde receberá o teto do clube (acima de 1 milhão de euros líquidos por temporada), cláusula rescisória de 80 milhões de euros e contrato de 5 anos. O valor do passe ainda está sendo negociado pelos clubes e deve girar em torno de 20 milhões de euros.

O Sporting comunicou essa semana à bolsa de valores de Portugal que recebeu os 19,6 milhões de euros referentes a saída à revelia de Rafael Leão quando do episódio de Alcochete, pagos pelo Lille, mas reiterou que ainda pleiteia junto aos órgãos competentes receber os 45 milhões de euros a que julga ter direito pela valorização do atleta.

Benfica

Duas empresas multinacionais, uma americana e outra asiática, demonstraram interesse no NAMING do Estádio da Luz, e foram informadas que a SAD encarnada exige um contrato mínimo de 10 anos e pede 100 milhões de euros pelo mesmo (10 milhões por ano).

A novela da renovação contratual de Rafa (cujo vínculo com as águias termina em 1 ano, sendo que em 6 meses já poderá assinar pré-contrato com qualquer clube e sair a custo zero seis meses depois) está longe de um desfecho. Rafa tem 30 anos, e foi comprado há alguns anos junto ao Braga por 16.4 milhões de euros e embora seja peça fundamental da equipe de Schmidt, pede um valor elevado e que poderá levá-lo a ser negociado com o futebol catari que já acenou com uma oferta de 15 milhões (embora o Benfica não aceite negociá-lo por menos de 25). Atualmente Rafa recebe 2.5 milhões de euros líquidos anuais (mais de 200 mil euros mensais), e quer passar a receber mais um milhão líquido, ou seja 3.5 milhões (quase 300 mil euros por mês). Porém esse não é o maior empecilho. O que está pegando são as luvas por renovação que Rafa pretende, algo em torno de 12 milhões (mas que o jogador até aceita reduzir para 10 milhões), o que num possível vínculo de 3 anos custaria aos cofres da Luz perto de 30 milhões de euros (mais de 830 mil euros mensais), totalmente fora dos padrões salariais da equipe encarnada.

Alex Teles, que em 2020 foi vendido pelo Porto ao Manchester United onde não se firmou acabando por ser emprestado ao Sevilha por não fazer parte dos planos de Erik Ten Hag, é o alvo do Benfica, que tenta contratá-lo por empréstimo de uma temporada para o lugar de Grimaldo. Vale lembrar que em janeiro próximo termina o vínculo de Alex Teles com os ingleses, o que permitirá que ele saia a custo zero.

Jota, atacante sub-21da seleção, que o Benfica vendeu há 2 anos para o Celtic, ficando porém com 30% em caso de vendas futuras, foi negociado pelos escoceses com o Al-Ittihad da Arábia, o que fará entrar uma boa quantia nos cofres encarnados, visto que ele está sendo vendido por 29 milhões de euros. Assim o Benfica embolsa 8.7 milhões, que somados aos 6.1 milhões líquidos que recebeu quando o vendeu ao Celtic, perfazem um montante de quase 15 milhões de lucro com o jogador em pouco mais de 2 anos.

Em entrevista a mídia europeia essa semana, Talisca disse que não foi vendido ao Manchester por 45 milhões de euro quando atuava no Benfica porque Jorge Mendes e Luís Filipe Vieira queriam abocanhar parte de suas luvas, coisa com que o jogador não concordou assinando um documento dando a negativa ao clube inglês. No mesmo dia da recusa, um empresário chinês fez uma oferta de 25 milhões de euros pelo seu passe e um salário milionário tratado direto com o jogador, com o que Talisca concordou de imediato, para tristeza de Mendes e Vieira. Dois dias após a entrevista, acuado por representantes de Vieira e Jorge Mendes, Talisca retratou-se dizendo que foi mal interpretado e que Vieira sempre o ajudou.

Portugueses pelo Mundo

Leonardo Jardim, técnico madeirense com passagens por Monaco, Al-Hilal, e mais recentemente Al-Ahli dos Emirados Árabes, foi anunciado essa semana como novo treinador do Al-Rayyan do Catar.

Já Carlos Queiroz, técnico do Catar, estreou mal na Gold Cup (Copa da Concacaf onde participam seleções das Américas do Norte e Central e Caribe Mexicano, mas com alguns convidados eventualmente de fora) perdendo por 2×1 para o Haiti.

Mesmo classificando a Nigéria para a Copa das Nações Africanas (que acontecerá na Costa do Marfim entre janeiro e fevereiro do próximo ano), o presidente da Federação Nigeriana de Futebol afirmou que a continuidade de José Peseiro depende de um plebiscito telefônico que será realizado com os torcedores locais, o que gerou muita revolta e críticas de antigos jogadores locais, do sindicato de atletas e treinadores.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: