Destaques da Semana: Cova da Piedade e B-Sad rompem fusão

Destaques Da Semana
Por Emídio Tavares

Cova Da Piedade e B-Sad Rompem Fusão E B-Sad Fica Sem Divisão

Após a FPF dar razão ao Lank Vilaverdense na exclusão do Cova da Piedade SAD (fusão que tinha acontecido entre o Cova e o B-SAD), por este não apresentar todas as condições exigidas para a disputa da 3ª Liga, ambas as equipes que se fundiram, em comum acordo nessa semana, revogaram a parceria que aconteceu em março último, desfazendo a fusão. Com isso, o Cova da Piedade vai disputar a 2ª divisão distrital de Setúbal e o B-SAD fica excluído das competições profissionais.

Liga conferência

Arouca, outro português a desiludir, mas abandonado

Seguindo os passos do V. Guimarães, o Arouca foi outra equipe portuguesa a decepcionar na Liga Conferência, onde venceu a partida em casa por 2×1 frente ao Brann da Noruega e perdeu fora por 3×1, sofrendo os 3 gols na etapa inicial. Despedida precoce dos portugueses da Liga Conferência, mas em especial do Arouca, que não teve qualquer cobertura da imprensa televisiva, que sequer transmitiu os melhores momentos da partida.

Liga Dos Campeões

Braga Evolui Para O Play-Off E Pega O Panathinaikos

Na partida de volta frente ao Backa Topola na Sérvia o Braga fez 4 gols nos primeiros 20 minutos de jogo, sofrendo ainda um gol no final da primeira etapa, mas que não assustou e permitiu ao técnico bracarense apenas administrar o 2º tempo, visto a larga vantagem de 3×0 que conseguiu na partida de ida em Portugal. Com a vitória por 4×1 o Braga garante vaga no play-off de acesso à fase de grupos frente ao Panathinaikos da Grécia, que eliminou o Marselha da França.

Liga Portuguesa De Futebol 2023/2024

A 1ª jornada da Liga Portuguesa da temporada 23/24 terminou só na segunda-feira (14/08), com o Moreirense saindo na frente do Porto, mas tomando a virada no segundo tempo e o Boavista vencendo o Benfica, mesmo após a equipe encarnada ter aberto o placar com Di Maria. O Boavista chegou ao empate, mas novamente o Benfica tomou a frente com Rafa aos 31 do 2º tempo, mesmo com 10 em campo após a expulsão de Musa por entrada violenta aos 5 minutos da etapa final, e que levou a Schmidt a sacar Di Maria (que saiu revoltado) para a entrada de Morato. Com um a menos o Benfica resistiu até os acréscimos da partida quando os donos da casa bisaram com Bruno e Robert, virando o jogo e decretando a primeira derrota do time da Luz por 3×2. É a primeira vitória de Petit como técnico frente ao Benfica, em 18 confrontos.

Já a 2ª jornada teve início na sexta-feira com os seguintes jogos:

Sexta-feira (18/08)

Casa Pia 1×2 Sporting (20:15h) – vitória polêmica dos leões, que tiveram seu primeiro gol validado pelo VAR onde analisaram apenas o ombro de Paulinho, atras do zagueiro do Casa Pia, embora o pé do atacante estivesse à frente.

Sábado (19/08)

  1. Guimarães 2×1 Gil Vicente (15:30h)

Chaves 2×4 Braga (18:00h)

Benfica 2×0 E. Amadora (20:30h)

Portimonense 1×4 Boavista (20:30h)

Domingo (20/08)

Estoril 2×0 Rio Ave (15:30h)

Porto 2×1 Farense (18:00h)

Vizela 2×2 Arouca (20:30h)

A jornada se completa na segunda-feira (21/08), com o Famalicão recebendo às 20:15h o Moreirense.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

O meia dinamarquês Hjulmand foi contratado junto ao Lecce por 18 milhões de euros e mais 3 possíveis em caso de metas alcançadas, ficando com cláusula rescisória fixada em 80 milhões de euros.

O meia argentino Talongo, pouco aproveitado por Rubem Amorim, será emprestado para ganhar sequência de jogos ao Valladolid da 2ª divisão espanhola até o final da temporada e sem preço do passe estipulado.

Pote prolongou seu contrato até 2027, ficando com cláusula rescisória de 80 milhões de euros, e passando a receber salário anual superior a 1 milhão de euros.

Outro que prorrogou até 2027 foi Nuno Santos, mantendo a cláusula rescisória de 60 milhões de euros, mas com salários elevados de 800 mil a 1 milhão de euros por temporada.

O último a prorrogar seu vínculo até 2027 essa semana foi o zagueiro Gonçalo Inácio, com melhoria salarial e elevação da cláusula rescisória de 45 para 60 milhões de euros.

Porto

Pelos atos cometidos quando da sua expulsão de campo frente ao Benfica, Sérgio Conceição foi suspenso 23 dias e multado em 12.444 euros (falha 3 jogos, fora o jogo contra o Moreirense onde cumpriu suspensão automática).

Já Pepe foi suspenso por 2 jogos e multado em 2.550 euros.

João Moutinho (36 anos), que não renovou com o Wolverhampton após o término de seu vínculo, e estava sendo cobiçado pelo Braga, é o novo reforço do Porto devendo ser anunciado nas próximas horas, onde já atuou de 2010 a 2013 após ter sido comprado junto ao Sporting por 11 milhões de euros, e depois vendido ao Mônaco por 25 milhões de euros.

Com a chegada de Moutinho, o Al-Nassr voltou a insistir na compra de Otávio, oferecendo os 60 milhões da cláusula rescisória estipulada, sendo 20 milhões à vista e os 40 milhões restantes divididos em mais 2 parcelas.

Alan Varela, meio-campista de 22 anos do Boca Juniors, é outro reforço por 5 temporadas, por 8 milhões de euros e mais 3 milhões em possíveis metas alcançadas, ficando o time argentino com 20% numa futura venda.

  1. Guimarães

Mesmo vencendo na estreia o E. Amadora fora, por 1×0, o treinador do time vimaranense, Moreno Teixeira, não aguentou a pressão da eliminação em casa na Liga Conferência, e apresentou a demissão domingo passado. João Aroso, interino e que tem o Nível IV UEFA Pro, exigido para que um técnico dirija uma equipe na Europa, comandou a equipe no último domingo, mas deverá ser mantido apenas para assinar como tal, pois os vimaranenses estão contratando o brasileiro Paulo Turra para assumir o comando da equipe, embora não tenha o nível exigido pela FIFA.

Portugueses pelo Mundo

A imprensa italiana divulgou no último final de semana que Renato Sanches foi cedido pelo PSG à Roma, por empréstimo até o final da temporada por 1 milhão de euros e com opção de compra por 15 milhões de euros, caso o time italiano assim deseje ao final do vínculo, mas que se tornará obrigatória caso o jogador atue em pelo menos 60% dos jogos da época.

Deixe uma resposta