Decisão Da Euro-Sub 17: Itália Fez Portugal Dançar A Tarantela

Destaques Da Semana
Por Emídio Tavares

Decisão Da Euro-Sub 17: Itália Fez Portugal Dançar A Tarantela

Após classificar-se em 1º do seu grupo na fase inicial, a seleção portuguesa sub-17 bateu a Polônia de virada nas quartas por 2×1, e numa partida dramática na semifinal contra a Sérvia, após estar perdendo por 2×0 na etapa inicial, virou nos acréscimos fazendo 3×2 e garantindo vaga na decisão, onde buscou na quarta-feira (05/06) seu 3º título (os outros dois foram conquistados em 2003 e em 2016), e contra a Itália, que bateu a Dinamarca, garantindo sua 4ª presença numa final de Euro da categoria.

Na grande final realizada no Chipre, os milagres que aconteceram nas vitórias de virada contra a Polônia e depois contra a Sérvia não se manifestaram, e Portugal dançou uma verdadeira tarantela italiana, com os atacantes fazendo de gato e sapato a perdida e mal preparada fisicamente defesa lusa. Os bambinos fizeram seus gols todos oriundos de lançamentos em profundidade, ultrapassando na corrida e na técnica os zagueiros portugueses para a conclusão ao gol. Foi assim aos 6 e aos 15 minutos do 1º tempo, e aos 7 do segundo. Resultado final 3×0, que dá o 1º título na categoria à Itália, em 4 finais disputadas. Portugal continua apenas com os 2 títulos conquistados.

A Outra Face De Conceição, Onde Ele Bate E Os Advogados Assopram

Porto e Sergio Conceição oficializaram na terça-feira (04/06) o rompimento de contrato que os unia até 2028, assinado dia 25 de abril último entre Pinto da Costa, o treinador e sua comissão técnica, exceto com seu adjunto Vitor Bruno (diferentemente dos 2 contratos anteriormente firmados com ele quando ele exigiu também incluir todos os membros de sua comissão). O Porto irá pagar alguns prêmios ainda não quitados por conquistas, e os vencimentos desse mês. Alguns membros da diretoria portista deixaram vasar para a imprensa que a discussão com os advogados do treinador durou horas, e que embora publicamente tenham negado, chegaram a exigir 50% do valor da multa rescisória de 28 milhões, alegando que ele iria romper unilateralmente o vínculo por justa causa, citando que já estava tudo tramado para seu adjunto (que ele mesmo não colocou no novo contrato com Pinto da Costa assinado há mais de um mês) assumisse seu posto. Como a SAD portista manteve-se irredutível em não pagar multa alguma, visto que era o treinador a romper o vínculo, os advogados de Conceição reduziram inicialmente a pedida de 14 para 10 milhões, e posteriormente para 5 milhões, mas impondo que Vitor Bruno não assumisse o cargo. Novamente não houve acordo, com a SAD mantendo sua posição inicial. Sem mais argumentos, ao final de várias horas de negociação, os representantes do treinador acabaram por aceitar a rescisão sem recebimento de multa alguma. Fica agora claro que Conceição usou do subterfúgio de seu ex-auxiliar supostamente o ter traído para justificar sua saída e até uma possível indenização.

Vitor Bruno assume o cargo, num contrato de 2 temporadas e tendo como seu adjunto Nuno Piloto, ex-jogador da Acadêmica e do Olhanense, quando Sergio Conceição dirigiu essas equipes tendo Bruno como seu adjunto.

 

SELEÇÃO PORTUGUESA

Otávio fora da Euro, e Matheus Nunes convocado

Otávio, que se contundiu na decisão da Taça do Rei da Arábia pelo Al-Nassr, foi avaliado na segunda-feira (03/06) pelo DM da Seleção, que constatou uma lesão que o impedirá de estar apto e recuperado antes de 30 dias, período em que a Euro 2024 já estará na sua fase derradeira. Por esse motivo foi cortado e para o seu lugar chamado Matheus Nunes, do Manchester City.

 SEM RESPONSABILIDADE, PORTUGAL TOMA SUSTO, MAS VENCE AMISTOSO: PORTUGAL 4X2 FINLÂNDIA

Sem Pepe e Nelson Semedo, em recuperação de contusões; CR7 e Ruben Neves, de folga uma semana pela recém-encerrada disputa da Taça do Rei, Portugal enfrentou amistosamente a Finlândia, na terça-feira (04/06), no Alvalade XXI, perante 43.120 torcedores, num jogo em que o elenco não mostrou muita responsabilidade, jogando mais em ritmo de treino. Martinez começou a partida com Jose Sá, Cancelo, Ruben Dias (depois Gonçalo Inácio), Antônio Silva (depois Danilo) e Nuno Mendes (depois Dalot); Palhinha (depois Bruno Fernandes), João Neves e Vitinha; Francisco Conceição, Rafael Leão (depois Gonçalo Ramos) e Diogo Jota (depois Pedro Neto). Na metade da etapa inicial, após cobrança de escanteio de Vitinha, Ruben Dias se adiantou ao zagueiro finlandês, cabeceando para o chão e abrindo o marcador. No final da etapa inicial, o árbitro, que tinha marcado falta em Francisco Conceição (muito esbanjador na partida) fora da área, foi chamado pelo VAR e reverteu a falta em pênalti, convertido por Diogo Jota. Vitória tranquila na etapa inicial, mas com muito pouco entrosamento por parte da equipe reserva que Martinez levou a campo. Logo no início da 2ª etapa, após passe de Francisco Conceição, Bruno Fernandes fez o 3×0, num golaço. Aos 27 minutos, uma bola alçada as costas da zaga lusa pelo lado de Dalot, encontrou Pukki, que na saída de Jose Sá fez um golaço de cavadinha. Quatro minutos após, numa reposição errada de bola de João Neves no bico da área portuguesa do lado esquerdo do ataque finlandês, Pukki bisou para os visitantes. Mesmo assim o segundo gol adversário não foi empecilho para que Portugal fizesse o 4º, novamente com Bruno Fernandes, chutando no contrapé do goleiro. Vitória tranquila, numa partida descompromissada do selecionado luso.

 Seleção joga mal e perde amistoso: Portugal 1×2 Croácia

Já nesse sábado (08/06), ainda sem Cristiano e Ruben Neves, Portugal recebeu a Croácia no Estádio Nacional do Jamor para mais um jogo preparatório para a Euro. Desta feita o técnico Martinez começou a partida com Diogo Costa, Dalot (depois Semedo), Ruben Dias, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes (depois Cancelo); Palhinha, Bruno Fernandes (depois Pedro Neto), Vitinha (depois Matheus Nunes) e Bernardo Silva; Gonçalo Ramos (depois Diogo Jota) e João Felix (depois Rafael Leão). Luka Modric abriu o placar para a Croácia, numa cobrança de pênalti (muito contestado pelos jogadores portugueses) logo a 8 minutos. Portugal sentiu o gol e não se houve bem durante toda a 1ª etapa. Seu meio campo não marcava com eficiência, deixando a zaga muito desguarnecida aos vários contra-ataques da seleção Croata, que não soube aproveitá-los. Para a 2ª etapa, a seleção voltou com 4 alterações. Semedo e Cancelo nas laterais e Jota e Rafael Leão no ataque. E aos 3 minutos em jogada de Semedo pela direita, Diogo Jota aproveitou o cruzamento para igualar o marcador. Com o empate criou-se a expectativa de que a seleção das quinas iria apertar a seleção da Croácia. Mas o que se viu com a exceção de algumas jogadas de Rafael Leão pela esquerda do ataque luso, foi a repetição dos erros da 1ª etapa. E aos 11 minutos a Croácia marcou seu 2º gol, numa cabeçada de Budimir, após rebote no travessão de um chute de fora da área. A seleção croata só não ampliou o placar, porque seus contra-ataques pararam nas boas defesas de Diogo Costa. Derrota que apesar de ser em um jogo preparatório, a 10 dias da estreia na Euro, mostram que Martinez tem que arrumar, especialmente o setor defensivo da seleção, que após a classificação invicta para a Euro, disputou 4 partidas amistosas (vencendo duas e perdendo duas), mas sofreu 2 gols em todas elas. Antes da estreia na Euro, Portugal fará mais um amistoso, desta vez contra a Irlanda na próxima terça-feira (11/06) em Aveiro.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

Kovacevic, goleiro bósnio de 26 anos, acaba de ser contratado por 5 temporadas junto ao Rakow da Polônia, pagando o Sporting 4.8 milhões de euros e mais 1.2 milhões em caso de metas alcançadas e ainda mais 10% de mais valia ao Rakow em caso de venda futura. A cláusula rescisória foi fixada em 60 milhões de euros.

Aves SAD

O Aves SAD, mais novo integrante da 1ª divisão portuguesa, não é o Desportivo das Aves que por muito tempo militou no futebol português e acabou extinto. Trata-se de um clube fundado em 2023, através de investidores que compraram a SAD do antigo Vilafranquense, mudando o nome e que também adquiriram a infraestrutura do antigo Desportivo das Aves, começando na época passada na 2ª divisão e já ascendendo a divisão maior de Portugal.

Benfica

O jornal italiano Tuttosport, criador do prêmio Golden Boy para o melhor jogador jovem sub-21 da temporada, divulgou a lista dos 100 escolhidos que concorrerão ao galardão, e João Neves aparece como 2º colocado na lista, atrás apenas de Lamine Yamal do Barcelona. Garnacho do Manchester United aparece em 3º.

Aliás, o jovem craque encarnado de 19 anos, que ganha 500 mil euros líquidos por temporada e tem contrato até 2028 (recentemente recusou abrir negociações para melhoria salarial e elevação da cláusula), foi alvo da cobiça de Manchester United e Arsenal, que ofereceram cada um 60 milhões de euros pelo jogador, prontamente recusados pela direção encarnada, que não abre mão dos 120 milhões de euros da cláusula rescisória.

Porto

Diferentemente do que fora divulgado pela gestão de Pinto da Costa quando recomprou e refez o contrato de Francisco Conceição, afirmando que a nova cláusula rescisória seria de 60 milhões, na quarta-feira (05/06) a SAD portista, agora sob o comando de Villas Boas, divulgou que o valor real da cláusula até o dia 15 de julho (um dia após o término da Euro) será de 30 milhões, subindo para 45 milhões do dia 16 de julho em diante. Em caso de venda o jogador ainda terá direito a 20% do valor da transação.

  1. Setúbal

Embora tenha subido de divisão, da 4ª para a 3ª de Portugal (o outro que subiu foi o Amarante, que disputará com os sadinos na próxima segunda, no Jamor, quem será o campeão), o V. Setúbal não poderá participar da 3ª divisão portuguesa (embora tenha interposto um recurso) por não cumprir os pré-requisitos financeiros necessários, e que já levaram ao pedido de insolvência do clube, já decretado e da SAD, ainda em andamento. A vaga cairá no colo do melhor classificado no recém-encerrado campeonato, no caso o Limianos (que terá de trocar sua grama sintética por natural, ou disputar seus jogos no Estádio de Viana do Castelo, distante 30 km), e se ele não aceitar, sobrara para o União de Santarém.

Portugueses pelo Mundo

O técnico português Álvaro Pacheco estreou da pior forma no comando do Vasco da Gama, vendo sua equipe perder um jogador por expulsão ainda no primeiro tempo, e ser goleada em seus domínios pelo Flamengo por 6×1.

Segundo os jornais espanhóis tudo caminha para que João Felix (que rejeitou proposta milionária da Arábia e um empréstimo ao Benfica) seja reemprestado por mais uma temporada pelo Atlético de Madrid ao Barcelona.

Vitinha, do PSG, foi o único português a compor a seleção da temporada da Liga dos Campeões, que contou ainda com 4 jogadores do Real Madrid, 4 do Borussia Dortmund, 1 do Manchester City e 1 do Bayern de Munique.

O saldo dos técnicos portugueses na rodada do último domingo do campeonato brasileiro foi equilibradíssimo: o Bragantino de Pedro Caixinha derrotou fora o Grêmio por 2×0; o Palmeiras de Abel Ferreira também venceu fora o Criciúma por 2×1; porém o Cuiabá de Petit perdeu em casa para o Inter por 1×0; o Vasco de Álvaro Pacheco foi goleado em casa pelo Flamengo por 6×1; e por fim no confronto dos técnicos lusos, o Corinthians, de Antônio Oliveira, perdeu em casa para o Botafogo, de Artur Jorge, por 1×0. Três vitórias e três derrotas.

José Mourinho, contratado pelo Fenerbahçe por 2 temporadas, irá receber por cada uma delas 10,5 milhões de euros líquidos.

Um simples comentário elogioso de Cristiano Ronaldo, numa foto de Mbappé agora com a camisa do Real Madrid no Instagram, foi o suficiente para quebrar o recorde mundial dessa rede social em número de curtidas, atingindo a fantástica marca de 3,8 milhões.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: