De cabeça, Athirson garante a primeira vitória da Lusa

Da Redação

José Cunha/Portuguesa de Desportos

Com um gol de Athirson, aos sete minutos da segunda etapa, a Portuguesa bateu o Bragantino por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Canindé, e faturou sua primeira vitória no Campeonato Paulista. A Lusa já volta a treinar nesta sexta-feira pela manhã e logo em seguida segue viagem para Bauru, onde no domingo, às 11 horas, pega o Noroeste, no Alfredo de Castilho. Para essa partida, o técnico Mário Sérgio não poderá contar com o volante Rai, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

O jogo Precisando vencer para acabar com o jejum no início do ano, Mário Sérgio apostou no faro de gol de Fabrício Carvalho ao lado de Edno. Na defesa, Alex Bruno retornou ao lado de Bruno Rodrigo e Erick. Não demorou muito para a Lusa mostrar que batalharia pelos três pontos de qualquer maneira.

Logo aos dois minutos, Athirson invadiu a área adversária na diagonal, mas errou na hora da finalização. Pouco depois, foi a vez de Edno arriscar e obrigar o goleiro Gilvan a fazer boa defesa. O arqueiro do Bragantino ainda teve trabalho em um chutaço de Athirson de fora da área, que quase sobrou para Edno abrir o placar.

A equipe de Bragança Paulista só foi incomodar aos 19, em uma cobrança de falta de Pará, que Fábio espalmou. O camisa 1 da Lusa voltou a aparecer em um contra-ataque do Bragantino, quando Valdir Papel rolou para Nunes, que chutou fraco. Aos 33, a melhor chance do adversário. Em um cruzamento de Somália, a bola desviou em Bruno Rodrigo e por pouco não acabou parando dentro do gol lusitano.

Nos minutos finais da primeira etapa, a Lusa voltou a pressionar. Primeiro com Marco Antonio, que soltou uma bomba de fora da área e Gilvan socou por cima. Aos 44, Erick recebeu de Fellype Gabriel e bateu cruzado – a bola passou perto da trave. Aos 46, o meia colocou Edno na cara do gol e Gilvan bloqueou a finalização.

O ritmo para o segundo tempo não caiu. Logo aos três minutos, César Prates bateu rasteiro e Gilvan jogou para escanteio. Aos sete, finalmente o grito de gol saiu da garganta. Erick arriscou de longe e a bola pegou no travessão. No rebote, Alex Bruno cruzou da direita e Athirson cabeceou para as redes. Gol da Lusa!!

Aproveitando o embalo, a Portuguesa tentou logo ampliar. O próprio Athirson mandou por cima um cruzamento rasteiro de Marco Antonio. O técnico Mário Sérgio começou a mexer na equipe. O Bragantino também abriu mão de apenas se defender e passou a buscar o empate. O sistema defensivo da Lusa funcionou perfeitamente e garantiu a primeira vitória do time no Campeonato Paulista. Agora, é a vez do Noroeste!

Ficha técnica: • Portuguesa: Fábio, Alex Bruno, Bruno Rodrigo e Erick, César Prates, Rai (Ygor), Marco Antonio, Fellype Gabriel (Rogério) e Athirson, Edno e Fabrício Carvalho (Héverton). Técnico: Mário Sérgio

• Bragantino: Gilvan, Somália, Cris (Bill), Gustavo e César Gaúcho, Moradei, Adriano, Pará e Valdir Papel (Tiago Silva), Malaquias e Nunes. Técnico: Marcelo Veiga

• Gol: Athirson, aos sete minutos do 2º tempo • Cartões amarelos: Rai, Alex Bruno, Cris e Somália • Juiz: Eduardo César Coronado Coelho (SP) • Renda: R$ 13.371,00 • Público: 784 pagantes • Local: Canindé, 29/01/2009

Deixe uma resposta