Afastamento de Liedson por indisciplina põe em risco permanência de Paulo Bento

Por Emídio Tavares

Para o Mundo Lusíada

Cumprindo uma péssima campanha na Superliga Portuguesa de Futebol, e ainda tendo uma participação nada convincente na Liga dos Campeões, de onde foi relegado agora para a Taça UEFA, o Sporting vive dias de indefinições em relação ao seu comando dentro das 4 linhas do campo.

O mais novo problema refere-se agora ao craque Liedson, que se recusou a treinar uma seqüência de cobranças de penalidades máximas ao final de um treino coletivo com bola, e foi afastado pelo técnico Paulo Bento da partida pela Taça de Portugal frente ao Louletano (a qual os leões venceram por goleada).
Embora este não seja o primeiro ato de indisciplina do atleta (em 2005/2006 o mesmo também foi afastado por dois jogos por Paulo Bento, frente a V.Guimarães e Porto, por ter-se recusado a treinar de calções, querendo faze-lo de agasalho); trata-se de mais um problema que a SAD leonina terá de administrar (embora o craque tenha contrato ate 2010 com o Sporting, isto pode facilitar a negociação do mesmo, num momento em que o time carece de atacantes com faro de gol), caso almeje disputar títulos e não apenas participar das competições. E para tanto, precisa não só de jogadores de nível, como também quem os dirija com competência e gabarito, o que tem faltado a Paulo Bento nos últimos meses.

Barcelona quer Cristiano Ronaldo, caso realmente se confirme a saída de Ronaldinho
O time catalão, que até bem pouco tempo sequer admitia conversar sobre a saída de seu astro Ronaldinho Gaúcho, já mudou a toada da conversa e no momento já admite negociar o astro brasileiro com o Chelsea, voltando porem todas suas fichas para o craque luso Cristiano Ronaldo, que incentivado por seu empresário Jorge Mendes, vê com bons olhos a negociação, caso ela venha a ser realmente cogitada.

Ingleses ofereceram a Mourinho menos do que ele ganhava no Chelsea
Embora dirigir a seleção inglesa seja algo tentador, a federação daquele país fez uma proposta que é, na ponta do lápis, inferior ao que o polemico técnico luso, Jose Mourinho, ganhava no Chelsea.

Por 4,5 anos de trabalho (ou seja, contrato ate 2012), Mourinho receberia 25 milhões de euros, o que daria algo em torno de 460 mil euros por mês; valor inferior ao que ele recebia no Chelsea, segundo informações extra-oficiais.
Mesmo assim, Jorge Mendes, empresário do técnico, abriu negociações com a federação inglesa, porém, num primeiro momento Mourinho disse não, nem tanto pelo dinheiro, mas principalmente porque treinar a Inglaterra agora seria estar fora do cenário da Euro e conseqüentemente da vitrine que almeja para poder, quem sabe, dirigir a seleção portuguesa no próximo mundial de futebol, visto que o contrato de Scolari vence ao final da Euro-2008.

Por outro lado, a polemica em torno de Mourinho continua. Jornais espanhóis estão enaltecendo a competência do treinador e fazendo campanha para que um dos grandes clubes ibéricos contrate o técnico português, em detrimento do futebol britânico, que segundo os espanhóis, seria um “retrocesso na carreira do maior treinador do mundo”.

Já na Itália, os boatos sobre uma possível contratação do técnico luso pelo Milan fizeram com que Carlo Ancelotti (atual técnico da equipe) viesse a publico para afirmar que tem contrato ate 2010, e para esclarecer que na verdade o que existe é o interesse de Mourinho em treinar o Milan, e não o contrário.
Mourinho, assim que soube das declarações de Ancelotti, fez sair na imprensa um comunicado, através de seu assessor, deixando claro que se manteve afastado do futebol e de seus meios desde que deixou o Chelsea e que em momento algum cobiçou o cargo de quem quer que seja; e que lamenta as infelizes , infundadas e antiéticas declarações de Ancelotti, embora sempre o tenha admirado como técnico de futebol.

Presidentes das Ligas portuguesa e espanhola se unem pelo Mundial de 2018
Estiveram reunidos esta semana os presidentes das ligas espanhola (Jose Luis Astiazaran) e portuguesa (Hermínio Loureiro) de futebol profissional, para a assinatura de um protocolo visando, além da criação de uma competição ibérica com jogos entre as equipes principais de ambos os países, também o apoio e incentivo as suas federações no sentido de poderem sediar em conjunto o mundial de 2018.

Dirigente mexicano afirma que além do Benfica mais três clubes querem Delgado
Eduardo de La Torre, diretor de futebol do Cruz Azul do México, afirma que oficialmente ainda não houve qualquer contato do Benfica no intuito de contratar o seu atacante Delgado. Porém, confirma as sondagens, mas não só por parte do Benfica; visto que Marselha, Olympique de Lyon, Palermo e Espanhol também já demonstraram interesse no concurso do atleta.

Três portugueses concorrem a Seleção da Europa de 2007
A UEFA iniciou no seu site uma votação para a escolha da seleção dos melhores jogadores da Europa em 2007. Para tanto, apresentou uma lista com 60 jogadores dentre os quais sairá a seleção preferida pelos internautas, que votam até 11 de janeiro de 2008. A divulgação da seleção de 2007 acontece em 14 de janeiro, e dentre os 60 nomes indicados pela UEFA, encontram-se o de 3 portugueses: Ricardo Carvalho (zagueiro-central), Cristiano Ronaldo (meia-direita) e Quaresma (meia-esquerda).

Camacho prepara listão de dispensas para Janeiro
Camacho, técnico espanhol que dirige o Benfica, e que não teve participação na indicação de muitos dos contratados pela SAD encarnada, prepara para a reabertura do mercado em janeiro, um listão de jogadores dispensáveis, dentre os quais já são dados como certos nomes como Bergéssio e Andrés Diaz (ambos devem rumar de volta a Argentina); Romeu Ribeiro, Miguel Vitor e Yu Dabao (estes três devem ser emprestados ao Aves, da Liga de Honra) e ate Fabio Coentrao, que também devera ser emprestado, mas ao Nacional da Madeira. Já o goleiro Bruno Costa, embora também deva sair, ainda não tem destino certo.

Boavista empenha passe de jogadores para pagamento de dívidas
A grave crise financeira que assola o time axadrezado do Bessa, fez o presidente do sindicato de jogadores profissionais vir a público para alertar os dirigentes que qualquer dos jogadores do Boavista poderá de imediato solicitar a rescisão unilateral de contrato, pela inadimplência de salários.

Para complementar o caos que ronda a equipe alvinegra, esta semana o passe de sete jogadores (Mário Silva, Marquinho, Essame, Hugo Monteiro, Gilberto, Ricardo Silva e Nuno Pinto) foi a leilão público, para pagamento de divida do Boavista no valor de 1,18 milhões de euros; porém, como não houve interesse por nenhum deles na haste publica, a divida continua em aberto.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: