Comitiva de empresários brasileiros visita Aveiro e Estarreja

Da Redação

Nesta semana, uma comitiva de empresários brasileiros está em Estarreja, para conhecer o Eco Parque Empresarial e algumas empresas da região.

Promovido pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro (Aida), o encontro, entre 6 e 9 de março, busca fortalecer as relações comerciais entre os dois países.

A missão integra o projeto Internacionalizar em Português, desenvolvido pela Aida em parceria com a Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Metalmecânicas (Aneme). O projeto visa potenciar, dinamizar e incrementar a presença econômica, principalmente nos mercados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A sessão de boas-vindas com participação de empresários do Estado do Ceará decorreu no auditório do Centro de Negócios, com o presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

Diamantino Sabina enalteceu o intercâmbio com a Câmara do Comércio do Brasil, acompanhado dos empresários que apostam na internacionalização.

“Há mais de dez anos, Portugal vem elegendo o Ceará como seu segundo destino no Brasil (o primeiro é São Paulo) de investimentos nas relações internacionais de importação e exportação. Ao promover esta missão, Aveiro está nos dizendo que o Ceará é um centro de interesse para investimento, seja de cearenses em Portugal, seja de portugueses no Ceará”, destacou o assessor especial para Assuntos Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Eduardo Bezerra, e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal.

Segundo a Câmara Municipal de Estarreja, o Eco Parque Empresarial de Estarreja é um dos espaços empresariais de excelência que a AIDA tem para mostrar aos brasileiros, por sua localização, infraestruturas e equipamentos, além das características específicas ao nível da inovação e capacidade exportadora das empresas portuguesas.

As três unidades empresariais a serem visitadas pelos brasileiros são a Kinya Solutions, empresa líder pelo seu design e fabricação de sistemas de revestimento em policarbonato, foi a primeira fábrica de painéis de isolamento em policarbonato em Portugal, tendo escolhido Estarreja pela localização privilegiada.

Ainda, com características familiares, a Fernando Ferro & Irmão, Lda que opera na área da metalomecânica, na Maquinação de Precisão de Peças e Componentes em Ligas Metálicas, Compósitos e Plásticos de Engenharia, e considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar em 2016. E a TENSAI, um dos principais fabricantes de freezer horizontal da Europa, presente em mais de 70 países.

Na visita ao Porto de Aveiro e um percurso pelos terminais portuários, foi ainda valorizado o papel da APLOP – Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa como espaço de contato para os diversos atores do setor.

Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), as exportações cearenses para Portugal passaram dos US$ 21 milhões em 2017, um crescimento de 177% em relação ao ano anterior.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: