Universidade de Coimbra volta a abrir espaço para estudantes brasileiros

Por Igor Lopes

No último mês de março, representantes da Universidade de Coimbra (UC) estiveram em várias cidades brasileiras para promover a instituição. A ideia é levar estudantes brasileiros para uma das universidades mais tradicionais de Portugal. Isso é possível desde março de 2004, quando a UC passou a aceitar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil no seu processo seletivo de graduação. A nota mínima de candidatura para cada curso de graduação na UC é de 600 pontos na escala do ENEM.
Durante a visita ao Brasil, a equipe da UC revelou a lista de cursos disponíveis para ingresso com o ENEM, falou sobre as tradições universitárias de Coimbra e sobre o sistema de ensino superior português, indicou a estrutura da instituição e a sua posição na Europa e reforçou a questão da qualidade de vida e segurança pública para quem vive em Coimbra.
Na opinião de Ana Teresa Peixinho, professora e subdiretora da Faculdade de Letras da UC, mudanças recentes na legislação do seu país trazem novas possibilidades à universidade.
“Perante as recentes mudanças na legislação portuguesa, que passou a admitir que estudantes de fora da União Europeia possam ingressar diretamente nos cursos de graduação, a UC tem recebido, nos últimos anos, centenas de estudantes, quer do Oriente quer do Brasil, mas, sobretudo do Brasil, e, nessas feiras, mostramos-lhes porque que é interessante, desafiante e instigante estudar na UC”, comenta esta responsável.
A docente explicou que, durante as palestras no Brasil, discutiu-se “o que é que os estudantes brasileiros poderão ganhar para a sua vida, para a sua formação e para o futuro caso decidam estudar na UC”.
“A UC é uma universidade com mais de sete séculos de história, uma instituição muito sólida, com investigação e pesquisa de pontas, com cursos atuais, inovadores, uma universidade cosmopolita, uma vez que reúne estudantes de cerca de 90 nacionalidades diferentes no seu campus e que é uma universidade que promove e que sempre promoveu a língua portuguesa. Temos essa característica em comum com o Brasil”, frisa Ana Peixinho.
Ana Peixinho, doutora em História do Jornalismo pela UC, reitera que, dentre outras vantagens, na Universidade de Coimbra “os estudantes podem aprender outras línguas, viajar por países da Europa e ingressar em programas de mobilidade em outras universidades europeias”.
Sobre a segurança pública, Ana Peixinho sublinha que Coimbra é uma cidade tranquila, pacífica e calma, mas, ao mesmo tempo, é uma cidade que está a cerca de 2h da capital, Lisboa, e a cerca de 1h da capital do Norte, Porto. Nessas duas cidades estão os dois principais aeroportos de Portugal.
“Esses são motivos suficientes para atrair estudantes brasileiros e mostrar-lhes que vale a pena investir no seu futuro na nossa universidade”, finaliza Ana Peixinho.
Na última apresentação da UC em São Paulo e no Rio de Janeiro, estiveram presentes Ângela Ferreira, chefe de Divisão do Planejamento e Saídas Profissionais do Serviço de Gestão Acadêmica, Sara Costa, coordenadora da Unidade de Atendimento do Serviço de Gestão Acadêmica, Márcia Rodrigues, técnica superior da Divisão de Relações Internacionais, Isabel Mouta, técnica superior da Divisão de Relações Internacionais, e Ana Teresa Peixinho.
Membros da UC estiveram também em outras cidades brasileiras, como Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
Os estudantes brasileiros interessados em conhecer mais sobre a universidade, sobre o processo seletivo que contempla o ENEM e os prazos de candidatura, podem acessar http://www.uc.pt/brasil.

UC em números
Em relação ao público de nacionalidade brasileira, a UC recebeu 1.407 candidaturas na 1.ª fase do concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional a ciclos de estudo de licenciatura e integrados de mestrado para ingresso no ano letivo 2018/2019, com início em setembro de 2018.
A inscrição do primeiro estudante brasileiro na Universidade de Coimbra data do século XVI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend