Fotojornalista português Gonçalo Lobo Pinheiro vence festival brasileiro

Mundo Lusíada com Lusa

O fotojornalista português Gonçalo Lobo Pinheiro, radicado em Macau, China, há 13 anos, conquistou o primeiro lugar na categoria de ensaio no Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia, no Brasil.

A distinção foi atribuída ao projeto documental fotográfico “O que foi não volta a ser…”, em que o autor enquadrou fotografias antigas de Macau, captadas a preto branco, entre os anos de 1930 e 1990, em diversos formatos, com imagens atuais do território para recriar cenários e pontos de contacto entre passado e presente.

Para Gonçalo Lobo Pinheiro, com um percurso profissional de mais de 20 anos, a distinção atribuída pelo júri do festival contribui para que seja “mais conhecido do público brasileiro”, sobretudo com “um trabalho que liga Macau e a China a Portugal, e vice-versa, e até, ao Brasil”.

“Passados mais de 20 anos de profissão, surgir com este destaque no Brasil é muito positivo. Em termos de promoção do meu trabalho, é fantástico”, disse à Lusa.

O trabalho “O que foi não volta a ser…”, também publicado em livro, vai estar em exposição no centro histórico de Paraty, durante a 19.ª edição do festival, entre 13 e 17 de setembro.

O Júri da CONVOCATÓRIA PORTFÓLIO EM FOCO 2023 foi composto por André Cypriano (NY), Antonello Veneri (Itália), Luiz Carvalho (Portugal), Marcos Varanda (SP), Mike Steel (Reino Unido), Mili Sánches (Espanha), Roberto Cecato (SP), Sergio Branco (SP), Sonia Figueiredo (Recife), Yara Schreiber (SP) e Wania Corredo (Rio).

Em sua 19ª. edição, o Paraty em Foco se equilibra entre a tradição e a modernidade com o tema “Da volta do filme à inteligência artificial”, e a lista de convidados espelha esta abrangência, trazendo nomes das mais diversas vertentes da Fotografia, defende a organização.

Confira mais informações sobre o projeto de fotografia do português no link >>

Deixe uma resposta