Consulado de Portugal São Paulo abre portas para concerto DUO Maria João e André Mehmari

Da Redação

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo abre suas portas para a apresentação do DUO Maria João e André Mehmari, no próximo dia 10, às 19h30 no jardim do Consulado Geral de Portugal em São Paulo (Rua Canadá, 324 – Jardim América).

Além de ser uma referência do mundo do jazz, Maria João é uma apaixonada pelo Brasil e sua música. Ao longo de sua carreira, gravou ou se apresentou com ilustres artistas como Guinga, Egberto Gismonti, e Gilberto Gil. No trabalho do seu disco “A Poesia de Aldir Blanc” (Selo SESC, 2017) Mehmari participou da gravação e da turnê de lançamento, e a afinidade entre os dois foi tanta, que após o encontro, resolveram apresentar em um único show, o mesmo repertório em uma formação de voz e piano. Era o começo de uma grande história.

A carreira de Maria João tem sido pautada pela participação nos mais conceituados festivais de música do mundo. Seu percurso teve início na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e, em poucos anos, extrapolou fronteiras, fazendo de Maria João uma das poucas cantoras portuguesas aclamadas no estrangeiro. Este esforço de divulgação da cultura portuguesa pelo mundo valeu-lhe a comenda da ordem do Infante D. Henrique pelas mãos do presidente Jorge Sampaio, um reconhecimento oficial.

É também a única artista portuguesa a ter sido nomeada para o European Jazz Prize juntamente com Jamie Cullum e Bobo Stenson. Possuidora de um estilo único, uma capacidade vocal notável e uma intensidade interpretativa singular, Maria João consagrou-se como a figuração na galeria das melhores cantoras da atualidade. Teve parcerias com diversos artistas prestigiados; Aki Takase, Bobo Stenson, Bobby McFerrin, Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Joe Zawinul, Laureen Newton, Lenine, Guinga, Trilok Gurtu, Ralph Towner , Manu Katché, entre muitos outros. E com o pianista Mário Laginha, com quem desenvolveu 13 discos gravados.

Pianista, arranjador e compositor, André Mehmari nasceu na cidade de Niterói-RJ em 1977. Considerado pela crítica “um artista singular de imaginação vibrante e generosa”, Mehmari teve seus primeiros contatos com a música através de sua mãe, já em Ribeirão Preto-SP. Mudou-se para São Paulo em 1995, com seu ingresso no curso de piano da ECA-USP. Compositor prolífico e requisitado, apontado como um dos mais originais e completos músicos brasileiros de sua geração e premiado tanto na área erudita quanto popular, teve suas composições e arranjos tocados por muitos grupos orquestrais e de câmara, entre eles OSESP, OSB, Filarmônica de Minas Gerais, Miami Symphony, Orchestre de Normandie, Quarteto da Cidade de São Paulo e Quinteto Villa-Lobos.

Possui uma vasta e premiada discografia composta por mais de quarenta títulos, Mehmari possui uma ativa carreira internacional como solista e criou duos expressivos com músicos como Antonio Meneses, Mário Laginha, Gabriele Mirabassi, Antonio Loureiro, Danilo Brito, Maria João, Hamilton de Holanda, Marilia Vargas, Ná Ozzetti , Maria Bethânia e Mônica Salmaso.

FICHA TÉCNICA:

Maria João – voz @mariajoaomusic

André Mehmari – piano @mehmari

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: