Concerto no Dia Estadual do Fado agitou Porto Alegre

Da Redação

No dia 25 de julho, comemorou-se o Dia Estadual do Fado com um inesquecível concerto realizado pelo grupo Alma Lusitana e Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

O evento ocorreu no histórico e mais importante teatro do estado, o Theatro São Pedro, em Porto Alegre e contou com boa presença de público, mesmo com a chuva que não cessava desde a parte da manhã.

O público começou a chegar ao final da tarde e antes da apresentação pôde apreciar a exposição “O Xaile da Minha Mãe” da artista artesã Karine da Silva, com xailes de crochê feitos em homenagem à Amália Rodrigues. Também houve degustação de Pastéis de Nata, Vinhos Portugueses e Azeites de Oliva.

A apresentação iniciou pouco depois das 20 horas, com breves falas de Edna Souza, realizadora do evento, e Filipa Mendonça, Vice-Cônsul de Portugal em Porto Alegre. Após a Orquestra Jovem iniciou o Concerto com a execução de “A Portuguesa”, hino de Portugal.

O grupo Alma Lusitana iniciou após sua parte solo, com 5 canções de seu repertório, passando por Mariza, Ana Moura e Amália. “Coimbra” iniciou a parte do show onde se unem o grupo e a orquestra, passando por canções que emocionaram o público presente, até o final em que se transformou o Theatro São Pedro em uma “Casa Portuguesa”, e após o encerramento com o bis de “Nem Às Paredes Confesso”.

Segundo a organização, foi uma noite histórica para a comunidade portuguesa do estado do Rio Grande do Sul, o Fado pela primeira vez no Theatro São Pedro em seus 165 anos. Se espera que daqui para frente todo ano se comemore o Dia Estadual do Fado, como aconteceu em 2022 e 2023.

O evento foi realizado pela 7 Marias Produtora, Casa de Fado Maria Lisboa e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Contou com apoio do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre e do Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília. O Alma Lusitana é um trio formado pela cantora Julia Machado e pelos músicos Jéferson Luz, na guitarra portuguesa e Maurício Montardo, na viola de fado.

O Dia Estadual do Fado no Estado do Rio Grande do Sul foi instituído pela Lei nº 13.661, de 12 de janeiro de 2011, com o objetivo de valorizar e apoiar a realização de eventos artísticos relacionados a este gênero musical e promover a cultura portuguesa.

O “Dia Estadual do Fado” foi a data escolhida pela própria Amália Rodrigues, a mais respeitada cantora de Fado de todos os tempos, para comemorar o seu aniversário. De acordo com o registro de nascimento, a famosa portuguesa nasceu em 23 de julho de 1920, em Lisboa, mas não é a data correta. Amália, além de ser uma fadista de destaque, sempre procurou propagar a cultura, o idioma e a música de Portugal ao longo da sua existência. Em 6 de outubro de 1999, faleceu vítima de um infarto. O Fado foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2011, e teve, em sua candidatura, especial agradecimento ao trabalho realizado por Amália em seus mais de 50 anos de carreira.

 

Deixe uma resposta