Coldplay sobe ao palco em Coimbra para primeiro de quatro concertos em Portugal

Mundo Lusíada com Lusa

A partir de hoje, todos os caminhos, de norte a sul de Portugal, inclusive da vizinha Espanha, dão em Coimbra, onde a banda Coldplay dão o primeiro de quatro concertos e para o qual vários fãs pagaram mais de 200 euros de entrada.

A cidade de Coimbra se preparou para receber, durante esta semana, quatro concertos dos Coldplay, nos quais se esperam mais de 200 mil pessoas, sendo este o evento em Portugal que, segundo a Ticketline, registrou a maior procura de sempre.

A banda liderada por Chris Martin sobe ao palco Estádio Cidade de Coimbra na quarta-feira, na quinta-feira, no sábado e no dia 21, que é um domingo, juntando uma média de 50 mil pessoas em cada um dos concertos, o que perfaz mais de 200 mil pessoas nos quatro concertos previstos.

A elevada procura de ingressos que se registou em agosto de 2022 fez com que a promotora Everything is New agendasse sucessivas datas de concertos na cidade de Coimbra, onde tem início a digressão europeia dos britânicos.

No ano passado, a banda de Chris Martin agendou inicialmente apenas uma data – 17 de maio – no Estádio Cidade de Coimbra, mas a elevada procura de bilhetes levou à marcação de uma segunda data, dia 18 de maio, uma terceira, para dia 20 de maio e, por fim, uma quarta data a 21 de maio de 2023.

A elevada procura de bilhetes provocou congestionamento no acesso aos ‘sites’ oficiais, chegando a estar mais de 400 mil pessoas em espera na plataforma Ticketline. “É inédito em Portugal, nunca houve tanta procura para um evento em Portugal”, segundo organização.

Para Coimbra, os concertos são uma oportunidade de projeção, uma vez que a cidade consta de uma lista de palcos da digressão que inclui Barcelona, Manchester, Milão, Copenhaga, Gotemburgo, Amesterdã, San Diego, Seattle, Vancouver, Los Angeles, entre outras metrópoles.

Para que Coimbra acolhesse a realização destes quatro concertos, a Câmara Municipal atribuiu, em abril, um apoio financeiro no valor de 440 mil euros à Everything is New, no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre a autarquia, a promotora Everything is New e a Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF).

Segundo a autarquia, tal serviu para “colocar a cidade na rota dos grandes eventos mundiais”, gerando “impacto mediático” e refletindo-se “sobremaneira na economia local”, sendo “os dois setores diretamente mais beneficiados o da hotelaria e da restauração, com evidentes proveitos financeiros”.

A presença dos Coldplay a Coimbra mexeu também com a data do tradicional cortejo, que foi adiado de 21 para 23 de maio, pela organização da Queima das Fitas, o que causou algum descontentamento em membros da academia.

Mais satisfeitos estão os empresários do ramo hoteleiro, uma vez que, segundo o presidente da entidade regional Turismo do Centro, Pedro Machado, a hotelaria da região de Coimbra está completamente esgotada.

Os quatro concertos dos Coldplay vão ainda obrigar ao corte de trânsito em parte da zona circundante no Estádio Cidade de Coimbra, estando também previsto circuitos especiais dos Transportes Urbanos.

A passagem pela cidade conimbricense marca o início da digressão mundial da banda “Music of the Spheres”, que segue por Espanha, Itália, Suíça, Dinamarca, Suécia e Holanda, além dos espetáculos no Reino Unido (em Manchester e Cardiff).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: