Ceará recebe artistas portugueses para o projeto “Cravos d’Abril”

Músicos portugueses e brasileiros juntam-se para o espetáculo “Tanto Mar”.

 

Da Redação

Com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), a Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), em parceria com o Ministério da Cultura Português e o Conselho de Tondela, realiza, entre os dias 24 de outubro e 7 de novembro de 2023, uma itinerância ao Ceará.

O projeto, chamado “Cravos d’Abril no Ceará”, conta com a apresentação de três espetáculos, “20 Dizer Ceará – A Palavra com som, Cor, Corpo e Alma”, “Car12” e “Tanto Mar”, apresentando um repertório musical em comemoração prévia aos 50 anos da Revolução dos Cravos. A atividade dá continuidade ao projeto de intercâmbio cultural que promove artistas por meio de atividades de formação e fruição iniciado em junho de 2023.

Nesta nova etapa, para além das apresentações musicais, a programação do “Cravos d’Abril no Ceará” conta com cinco workshops/aula-show, projetados nas áreas de escrita teatral, improvisação vocal, técnica de luz e som, construção de instrumentos musicais não convencionais e vivência da guitarra portuguesa. Estas ações, já começaram, em parceria com o Centro Cultural do Cariri, o Museu da Imagem e do Som e a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), além da Universidade Federal do Cariri (UFCA), SESC/Fecomércio e a Fundação Casa Grande.

Ao longo de 14 dias de programação entre Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda, participam das atividades seis artistas do Cariri cearense, além de quatro artistas portugueses e dois técnicos de som e luz, integrando assim, um grande encontro.

Em junho deste ano, este intercâmbio teve como primeira etapa uma residência artística, realizada por um grupo de músicos cearenses em parceria com músicos portugueses e um músico de Moçambique, que resultou no concerto “De Mar A Mar”, integrante da programação do 31º Festival Tom de Festa — Festival de Músicas do Mundo, projeto que contou com o apoio da Secult Ceará.

Entrevista

“O “Tanto Mar” é a nossa maneira de celebrar o 25 de Abril e nasceu da vontade comum de o celebrar, porque os músicos de ambos os lados viveram de uma forma muito emotiva o fim da ditadura em Portugal, porque no Brasil ainda perdurou”, adiantou à Lusa o codiretor do Trigo Limpo Teatro ACERT, de Tondela.

José Rui Martins revelou que é um espetáculo inspirado nas músicas feitas por brasileiros que representam “essa celebração do 25 de Abril em Portugal”, assim como nas que foram criadas em Portugal de nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso ou Zeca Afonso.

“Nós somos mesmo um país irmão, não só pela língua que nos une, e já é uma grande união e um laço muito forte, mas também há um conjunto grande de afinidades entre as pessoas aqui do nordeste brasileiro e o norte de Portugal, por exemplo”, destacou.

Uma união que, segundo José Rui Martins, se estende “aos outros países de língua portuguesa, em especial Moçambique, com quem a ACERT tem também uma relação muito especial e antiga”.

José Rui Martins considerou que os artistas brasileiros “receberam sinais de um 25 de Abril e de uma liberdade que, efetivamente, marcou muito e continua a marcar” os cidadãos, “em especial, sob ponto de vista cultural, cujo país [Brasil] é tão rico”.

No “Tanto Mar”, que resulta de uma residência artística no estado do Ceará, Brasil, estão no palco músicos cearenses e portugueses a interpretar “temas com que os cantautores de ambos os países celebram a importância da fraternidade”.

De Portugal viajaram músicos, intérpretes e técnicos como José Rui Martins, André Cardoso, Miguel Cardoso, Luísa Vieira, Luís Viegas e Paulo Neto, a que se juntaram os brasileiros Alda Maria, Cláudio Mappa, Evânio Soares, Junú, Paula Geórgia, Verlucia Nogueira e Weber dos Anjos.

Esta criação é, acrescentou na entrevista à Lusa José Rui Martins, “a outra parte do espetáculo “De Mar a Mar”, criado em residência artística, por músicos de ambos os lados, em Tondela, para o festival Tom de Festa, em julho.

 

Sobre o espetáculo “Tanto Mar”
O espetáculo une músicos cearenses e portugueses na interpretação de temas que celebram a importância da fraternidade. Conta com Alda Maria na percussão; André Cardoso na guitarra portuguesa e clássica; Cláudio Mappa no contrabaixo acústico; Evânio Soares na rabeca e pífano; José Rui Martins na declamação; Miguel Cardoso no contrabaixo acústico, voz e percussões; Weber dos Anjos no violão e guitarra barroca, além das vozes de Junú, Luísa Vieira e Verlucia.

Sobre o espetáculo “20 Dizer Ceará – A Palavra com som, Cor, Corpo e Alma”
José Rui Martins e Luísa Vieira partilham o palco num exercício de comunicação, explorando a musicalidade da palavra e a simplicidade de dar voz a seduções emotivas.

Car12, a ‘Grande Viagem’, surge deste relacionamento: conjugar humor com música, viajando por novos instrumentos e sonoridades de forma criativa e inesperada.

Confira a programação completa
25 de Outubro | 2023 – Fortaleza
Museu da Imagem e do Som do Ceará

Aula show: Instrumentalização Sonora com objetos do Cotidiano – André Cardoso e Miguel Cardoso – 15h

27 de Outubro | 2023 – Fortaleza
Museu da Imagem e do Som do Ceará

Workshop de Som e Luz – Luís Viegas e Paulo Neto Espetáculo – 08h ás 18h

CAR12 – André Cardoso e Miguel Cardoso – 16h

29 de Outubro | 2023 – Fortaleza
Museu da Imagem e do Som do Ceará

Espetáculo 20Dizer – José Rui Martins e Luisa Vieira – 16h

30 de Outubro | 2023 – Crato
Vila da Música

Aula show: Instrumentalização Sonora com objetos do Cotidiano – André Cardoso e Miguel Cardoso – 15h

31 de Outubro | 2023 – Nova Olinda e Crato
Fundação Casa Grande

Workshop de som e Luz – Luís Viegas e Paulo Neto – 9h às 12h / 14h às 16h

Aula show: Instrumentalização Sonora com objetos do Cotidiano – André Cardoso e Miguel Cardoso – 11h

Espetáculo CAR12 – André Cardoso e Miguel Cardoso – 16h e 19h

Vila da Música

Workshop de Improvisação Vocal – Luísa Vieira – 15h

01 de novembro | 2023 – Juazeiro do Norte e Crato
SESC CRATO

Espetáculo 20Dizer – José Rui Martins e Luisa Vieira – 19h30

02 de Novembro | 2023 – Crato
Centro Cultural do Cariri

Workshop de Som e Luz – Luís Viegas e Paulo Neto – 9h ás 12h – 14h ás 16h

Espetáculo CAR12 – André Cardoso e Miguel Cardoso – 16h

03 de novembro | 2023 – Juazeiro do Norte e Crato
Sesc Juazeiro do Norte

Espetáculo Tanto Mar – Intercâmbio entre Ceará e Portugal – 20h

Centro Cultural do Cariri

Workshop “A Escrita e a Adaptação literária para o Teatro” com José Rui Martins – 15h às 17h

04 de novembro | 2023 – Crato
Centro Cultural do Cariri

Espetáculo Tanto Mar – Intercâmbio entre Ceará e Portugal – 18h30

05 de novembro | 2023 – Crato
Centro Cultural do Cariri

Espetáculo 20Dizer – José Rui Martins e Luisa Vieira – 18h

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: