Atividades em 60 países assinalam o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Da Redação com Lusa

Centenas de atividades nas embaixadas e consulados de Portugal espalhados pelo mundo assinalam na sexta-feira o Dia Mundial da Língua Portuguesa que, em Portugal, será marcado pela entrega do Prêmio Camões à escritora moçambicana Paulina Chiziane.

Do Senegal ao Japão, da Etiópia aos Estados Unidos, da Austrália ao Panamá, passando pelo Luxemburgo, Dinamarca ou Ucrânia, serão vários os palcos destas atividades que ocorrerão através da rede externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal, em 60 países.

De acordo com uma nota do MNE português, as iniciativas terão formatos como colóquios e palestras, peças de teatro, música, cinema, declamações de poesia, lançamentos de livros, conversas com escritores, leitura em voz alta, atividades escolares ou com crianças, eventos gastronômicos, entre muitos outros.

Na sexta-feira, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em parceria com o Plano Nacional das Artes, organiza um evento comemorativo dirigido aos mais jovens, com a promoção do espetáculo “Um Português e um Brasileiro entram num Bar”, protagonizado pelos humoristas Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.

No decurso deste evento será feito o anúncio do jovem vencedor da IV edição do concurso Dia Mundial da Língua Portuguesa, resultado de uma parceria entre a Porto Editora, o Plano Nacional de Leitura e o Camões.

Em 2019, a 40.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) consagrou o 05 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Desde então, a efeméride é celebrada e partilhada pelos mais de 260 milhões de lusofalantes, nos cinco continentes, reconhecendo a língua portuguesa como uma das principais línguas de comunicação, a nível global.

CPLP

O secretário-executivo da comunidade lusófona afirmou hoje, sobre a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala sexta-feira, “nestes dias conturbados”, celebra o diálogo, o entendimento, a cooperação mútua e o valor incomensurável dos intercâmbios culturais.

Numa mensagem por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa, Zacarias Costa refere-se à mesma como um “extraordinário instrumento” para expressar esperanças, debater planos, firmar amizades e levar ao mundo as culturas e aspirações dos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Tudo isso através de uma língua comum, que nos permite a rica e livre manifestação dos variados aspetos nacionais que desfrutamos nos nove países-membros da CPLP”, disse.

Recordando que a língua portuguesa “é hoje falada por cerca de 290 milhões de pessoas, prevendo-se que, até ao final do século, seja falada por 500 milhões de pessoas”, Zacarias Costa sublinhou que “a sua utilização na internet está em franca ascensão”.

“É uma das línguas universais de cultura e é, inquestionavelmente, uma língua de paz”, acrescentou.

E observou: “Nestes dias conturbados que o mundo hoje vive, celebrar a língua portuguesa é celebrar o diálogo, o entendimento, a cooperação mútua e o valor incomensurável dos intercâmbios culturais”.

Esta é, pois, a razão de o 05 de maio ser também “um dia de paz”.

Para Zacarias Costa, é a juventude que compõe a CPLP que definirá o futuro da organização e da língua portuguesa.

“É pelos jovens que a língua se vai moldando e renovando, dando-nos a certeza de que, daqui a umas décadas, duplicaremos o número de falantes de língua portuguesa que juntos contribuirão para o fortalecimento de sociedades justas e solidárias”, referiu.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: