Ana Fernandes, nova presidente do Camões, I.P., tem currículo internacional

Por Ígor Lopes

No dia 21 de julho decorreu, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, uma sessão pública de apresentação da nova presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Paula Fernandes, que contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação luso, Francisco André.

Durante a sua intervenção, o ministro dos Negócios Estrangeiros destacou “o momento especialmente desafiante, mas igualmente pleno de oportunidades, durante o qual vamos continuar a procurar reafirmar o papel do Camões, tanto internamente como no plano internacional”.

Por sua vez, a presidente do Camões, I.P. focou o reforço de sinergias entre os três pilares de trabalho que caracterizam a missão do Camões, I.P., e os desafios de inovação e resiliência das linhas programáticas a implementar.

Ana Fernandes destacou o trabalho dos colaboradores e agradeceu a sua dedicação e empenho, e reforçou a valorização do papel do instituto no mundo, através da cooperação para o desenvolvimento, e da promoção da língua e da cultura portuguesas.

“É uma instituição com dimensão e presença global, cujo saber, experiência e capacidade deve ser valorizada e reconhecida como parte integrante da política externa portuguesa. Para concretizar e reforçar esta dimensão global precisamos investir na modernização do nosso modelo de gestão e operacional. Temos que consolidar, otimizar, inovar”, disse Ana Fernandes.

Currículo versátil e internacional

A nova presidente do Instituto Camões nasceu a 22 de julho de 1972, em Guimarães, Portugal. É licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho (1994); pós-graduada em Assuntos Europeus pelo ISEG (1998); mestre em Cooperação Internacional pelo ISCTE (2001); tem ainda curso avançado de Gestão Pública pelo INA (2008); e participou no Emerging Leaders Programme de Warton, na Universidade da Pensilvânia, EUA (2020).

Portadora de um extenso currículo e experiência profissional, Ana Paula Lopes Fernandes foi voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento em Moçambique (1994-1995); investigadora no Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais (1997-1999); responsável de projetos de cooperação para o desenvolvimento no Instituto Marquês de Valle Flor (1999-2005); assessora do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (2005-2009); conselheira técnica na Delegação Permanente de Portugal junto da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2009-2016), assumindo a vice-presidência do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) durante quatro anos.

Atuou também como facilitadora do Grupo de Estatística do CAD e copresidente do Grupo de Trabalho Investimento e Desenvolvimento da OCDE – AGID (até 2015). Presidiu à reforma do Centro de Desenvolvimento da OCDE. Conta também com experiência como professora convidada para lecionar seminários em diversos cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento em várias instituições de ensino superior portuguesas, designadamente no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão.

Assumiu o cargo de Conselheira da Direção de Desenvolvimento da OCDE (desde 2016), desempenhando as funções de chefe de unidade de Prospetiva, Reforma de Políticas e Relações Globais e coordenando o trabalho da Direção de Desenvolvimento da OCDE nestas áreas.

É presidente do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. desde 17 de julho de 2023.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: