Curadoras portuguesa e brasileira assinam mostra que aproxima design dos países

ARQUIVO Artista Manuela Pimentel também participa da mostra, dessa vez com painel intitulado “Nunca se fala do mar com qualquer pessoa”.

Da Redação

Está patente até 15 de julho, em Lisboa, uma exposição que propõe traçar um mapa de fluxos entre Portugal e Brasil, focando o design e a cultura material de cada país, de modo a problematizar a natureza dessas trocas e entender como espelham a identidade e a história de cada um.

A partilha de olhares e ideias entre as duas curadoras – Bárbara Coutinho, portuguesa, e Adélia Borges, brasileira – teceu uma malha de trabalhos transversais e autores que vivem cruzando ou unindo o Atlântico Sul. A exposição é focada em ambos territórios, mas olha para a cultura material de alguns países africanos, uma vez que estes fluxos e trocas não foram bidirecionais, envolvendo muitas vezes a África.

Os objetos, projetos, móveis, embalagens, peças gráficas e vestuário em exposição remetem tanto para a história, identidade, política, cultura e memória coletiva de cada país (incluindo reinterpretações de algumas marcas e símbolos nacionais), como espelham alguns estereótipos das suas representações e imagéticas. Outras peças remetem ainda para a cultura arquitetônica ou vivem num território híbrido, entre o design e o artesanato.

Muito embora coloque em diálogo obras de diferentes períodos da história, incluindo o período de colonização do Brasil, a exposição centra-se no século XX-XXI. Sem um discurso cronológico, a mostra procura ser um espaço de reconhecimento, consciencialização e debate sobre a riqueza de uma real proximidade entre os dois países.

Entre os vários projetos apresentados encontram-se, por exemplo, Joaquim Tenreiro que traz de Portugal a maestria no trato da madeira para se tornar o “pai” do móvel moderno brasileiro; na direção contrária, a aplicação das colunas do palácio do alvorada de Óscar Niemeyer no Colégio de Moimenta da Beira, gesto considerado subversivo pela ditadura de Salazar.

A exposição, organizada pelo MUDE – Museu do Design e da Moda, conta com uma parceria da Universidade de Lisboa – Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC).

SERVIÇO

Tanto Mar. Fluxos Transatlânticos do Design
10 Mar até 15 Jul
Curadoria: Bárbara Coutinho e Adélia Borges
Design expositivo: Rita Filipe
Design de comunicação: Vivó Eusébio

3ªfeira a Domingo 10h-18h
última entrada 17h45

Local: Palácio dos Condes da Calheta, Jardim-Museu Agrícola Tropical (Belém)
Rua General João de Almeida, Lisboa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: