Universidade de Trás-os-Montes cria bolsas de estudo para a lusofonia

Da Redação com Lusa

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou sexta-feira que vai lançar um programa de bolsas de estudo para apoiar jovens da lusofonia em várias áreas de formação acadêmica, a partir do ano letivo de 2024/2025.

Desta forma, a instituição de ensino superior pretende “estreitar lanços com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)” e “apoiar a formação e a qualificação de jovens da lusofonia em diversas áreas-chave, da educação às engenharias, da saúde e bem-estar à economia e gestão”.

A iniciativa conta com o envolvimento de várias empresas da CPLP e o propósito da UTAD é desenvolver “parcerias com entidades públicas e privadas, com associações empresariais e comerciais, federações e confederações do espaço da CPLP, as quais, no âmbito da sua responsabilidade social, vão apoiar e financiar este projeto”, segundo o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Leite Ramos.

O programa de bolsas de estudo entrará em vigor, segundo a instituição, “no ano letivo 2024/25, dando cumprimento aos objetivos da Rede de Embaixadores Alumni UTAD”, que são “reforçar a cooperação com instituições associativas e empresarias, desenvolver atividades de mentoria e promover oportunidades de emprego e de empreendedorismo”.

De visita à academia transmontana, o secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, considerou que este programa de bolsas de estudo “é mais um exemplo do trabalho magnífico que UTAD tem feito no acolhimento e na qualificação dos estudantes de países lusófonos”.

O vice-reitor para a Internacionalização, Luís Leite Ramos, indicou que o “principal mentor do projeto será Filipe Lourenço, antigo aluno da UTAD e o mais recente embaixador Alumni, um título que lhe foi atribuído hoje pela academia transmontana”.

A Universidade esclarece que “Filipe Lourenço junta-se aos 37 embaixadores espalhados por 28 países”, e que “ficará responsável por apoiar a implementação deste programa de bolsas, estreitando a ligação entre a UTAD e as empresas da CPLP”.

Em 2018, o antigo estudante da UTAD fez nascer a União de Jovens Empresários e Empreendedores (UJE) da CPLP, com o objetivo de promover e dinamizar as relações entre jovens empresários e empreendedores, assim como com as Uniões, Associações, Federações e Confederações no âmbito espacial da lusofonia.

Lançada em março, a Rede de Embaixadores Alumni UTAD conta atualmente com 37 embaixadores, que são naturais e/ou residem em 28 países, desde a América à Ásia, passando pela Europa, África e Oceania.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: