Pedro Pires toma posse em 22 de março

“Reafirmo já o meu compromisso com Cabo Verde e a garantia de que vou cumprir tudo aquilo que prometi ao longo da campanha” disse o futuro presidente.

Com agências internacionais

O partido do governo, PAICV – Partido pela Independência de Cabo Verde ganhou as eleições do domingo, 22 de janeiro. Pedro Pires renovou seu mandato com 50,96% dos votos. Os governistas de esquerda ganharam do principal adversário, o Movimento Popular pela Democracia (MPD, oposição liberal), que obteve 49,04% através de Carlos Veiga.

Na América, Pedro Pires liderou com 75% contra 25% de Carlos Veiga, entre os caboverdeanos da diáspora. Dentro do arquipélago, os votos estiveram mais próximos sendo 49,95% para Pedro Pires contra 50,05% de Carlos Veiga. Nas ruas da Cidade da Praia, a festa dos eleitores de Pedro Pires prossegue circulando e festejando pelas mais importantes localidades do arquipélago.

Na segunda-feira, o presidente Pedro Pires saudou Carlos Veiga dizendo que há “lugar para todos” no “chão da República” de Cabo Verde. Pires deixou um agradecimento especial ao primeiro-ministro e líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), José Maria Neves, um dos principais apoiantes da sua candidatura.

Novo Mandato

Com início em 22 de março, o novo mandato do presidente caboverdeano foi traçado com base em questões prioritárias. Durante seu discurso, Pedro Pires citou a continuação da garantia de “estabilidade e solidariedade institucional”, a qual sem esta não há desenvolvimento. Pires quer ainda “aprofundar a democracia” quando afirmou que “só com cidadãos mais livres e responsáveis” o país poderá “aspirar a ser uma democracia de qualidade”.

Neste governo também deve existir, segundo o presidente Pires, o incentivo a criação de empresas, o combate ao desenvolvimento e pobreza, além da modernização do país. É prioridade ainda a juventude, as crianças e os idosos, além da “promoção da mulher” na sociedade caboverdeana. Por fim, falou da Nação Global Cabo Verde, prometendo um apoio concreto através da criação da Fundação para as Artes e a Cultura.

 

Presidente de Angola felicita Pedro Pires pela vitória em Cabo Verde

Luanda, 14/2 – O chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, felicitou em 14 de fevereiro o Presidente Pedro Verona Pires, da República de Cabo Verde, pela sua recente vitória nas eleições presidenciais daquele país.

Na mensagem de felicitações o estadista angolano sublinha que a vitória do Presidente Pedro Pires atesta a confiança que o povo Cabo-verdiano nele deposita para ver realizados os seus mais profundos desígnios de desenvolvimento, progresso social e bem-estar.

O Presidente José Eduardo dos Santos exprime ainda a certeza de que as relações entre os dois Estados irão prosseguir na via do aprofundamento e consolidação das suas relações reciprocamente vantajosas. AngolaPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend