Muito folclore e comida típica na Tasca do Aldeias

Festa mensal no Centro Trasmontano com grande público para assistir Aldeias e Brunhozinho. É a Tasca do Aldeias de todo 1º sábado.

Odair Sene | Mundo Lusíada

No sábado, 06 de maio, o Centro Trasmontano de São Paulo recebeu grande público para a apresentação do Rancho Folclórico Aldeias de Portugal, e como convidado, o Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo, em mais uma tradicional Tasca do Aldeias, um dos eventos mais concorridos da comunidade portuguesa de São Paulo.

O anfitrião Rancho Folclórico Aldeias de Portugal, que exibiu novos trajes e novidades no repertório.

O Aldeias de Portugal apresentou algumas novidades nos trajes e repertórios cadenciados. Inovando em suas apresentações, o grupo mostrou uma “coleção” de trajes de gala (domingueiras), feitos com um pano mais espesso e pesado, o que fez a direção do grupo optar por canções menos vibrantes, porém, não menos características.

Entre outras, o Rancho mostrou a cultura da região Douro-Litoral e Beira-Litoral, onde a dança folclórica é mais lenta. Para tanto, os portugueses do Brasil foram buscar em Portugal os típicos trajes das moças, com os vestidos longos, e dos rapazes, com as calças mais pesadas, usadas no inverno.

O repertório do Aldeias está sempre se renovando. Para o apresentador do grupo João D’Ana, as canções escolhidas para as apresentações são muito bem apuradas, por conta do “feeling” do ensaiador Manuel Fernandes. “E é baseado neste feeling do Manuel Fernandes que a gente vai inovando, sendo uma apresentação diferente da outra. Graças ao Centro Trasmontano, temos recebido algumas verbas para trazer novos trajes de Portugal, de forma que somos um Rancho se atualizando constantemente”, disse o apresentador, que elogiou o excelente grupo de 45 componentes.

A primeira apresentação foi do convidado Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo.

Neste sábado, o Rancho estreou dois novos conjuntos. Entre eles, o traje de Portalegre (região do Alentejo, Portugal), que é muito rico em detalhes e usado por poucos grupos folclóricos; e ainda, o traje de Tricanas de Coimbra. Neste, o casal trajado como típicos tricanenses: um estudante vestido inclusive com a capa, e a tricana com seu autêntico xaile de Coimbra.

A novidade foi motivo de comoção para o apresentador do grupo durante a apresentação. Ele foi estudante na Associação Acadêmica de Coimbra, onde usou a capa exatamente igual. Atualmente, João D’Ana é o único membro do Aldeias de Portugal presente desde a fundação, em 1984, na época do Parque Novo Mundo, somando portanto 22 anos de folclore.

A apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo, também muito elogiado em sua apresentação, foi da Ana Maria. A qualidade da tradicional comida portuguesa ficou aos cuidados do Buffet High Society. Próxima Tasca será em 3 de junho.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: