IV Encontro Açores Brasil decorre dia 3 em Florianópolis

Mundo Lusíada

A Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove o IV Encontro Açores Brasil, no próximo dia 3 de dezembro, em Florianópolis, Santa Catarina.

O evento reunirá os presidentes das Casas dos Açores e os conselheiros da diáspora açoriana que representam os açorianos e açordescendentes dos diferentes estados brasileiros.

O Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, preside o Encontro Açores Brasil, em representação do Presidente do Governo Regional, com a participação dos dirigentes das Casas dos Açores de Santa Catarina (Sérgio Luiz Ferreira), São Paulo (António Arruda), Rio Grande do Sul (Viviane Peixoto Hunter), Rio de Janeiro (Leonardo Soares), Maranhão (Raphael Guará) e Espírito Santo (Nino Seródio).

O encontro inclui ainda as intervenções dos conselheiros da diáspora açoriana eleitos pelos estados do Rio de Janeiro (Daniel Gonçalves), São Paulo (José Luís Jacob), Santa Catarina (Willian Agostinho Marques), Rio Grande do Sul (Régis Marques Gomes), e restantes estados do Brasil (Aristides Bógea Bittencourt).

O I Encontro Açores Brasil realizou-se em outubro de 2021, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, com a participação dos presidentes das Casas dos Açores de Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Maranhão, além da Associação dos Emigrantes Açorianos e do Gabinete de Apoio a Migrantes da CRESAÇOR.

O II Encontro concretizou-se em março de 2022, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo. A terceira edição foi promovida em julho do ano passado, na cidade do Rio de Janeiro.

Festa Açoriana

Também no estado do sul do Brasil, aconteceu neste mês a 29ª Açor Festa Açoriana de Santa Catarina, que após 20 anos voltou a ser realizada na cidade de Araquari. Cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes nos três dias de evento.

A cidade abriu as portas para receber representantes de 47 municípios do litoral catarinense que têm ligação com a cultura de base açoriana. No sábado, 18 de novembro, um desfile etnográfico com boi de mamão, tocatas e danças de grupos de referência que utilizam vestes que remetem aos primeiros imigrantes das ilhas açorianas movimentou as ruas da cidade. Estudantes da rede pública também participaram do desfile que começou no Parque Refúgio dos Pássaros.

Dentro do pavilhão os estandes deram uma mostra da herança das manifestações culturais com diversas manifestações desde oleiros, renda de bilro, tapetes feitos em tear manual, cestaria e beijú.

As escolas também trouxeram os projetos desenvolvidos pelos professores com as crianças desde o início do ano. A cultura açoriana e a história local foram trabalhados em sala de aula.

Durante a festa também foram conhecidos os dois projetos vencedores do concurso que movimentou as escolas. O 3º Prêmio Práticas Pedagógicas avaliou 34 projetos que trabalharam em sala de aula a cultura açoriana.

Na categoria Anos Iniciais o projeto escolhido foi “Resgate de memórias e manifestações culturais de base açoriana”, da equipe Evelaine Duffeck Nilsen, Bruna Helena Schramm de Lima, Ricardo Domingues Ribeiro e Verônica Fernandes da Escola Municipal Francisco Jablonsky.

Já na categoria Educação Infantil o projeto vencedor foi “Vivências da cultura sócio-histórica de Araquari: novas possibilidades de brincadeiras e interações no cotidiano infantil”, da equipe Andreia Floriani Torres, Fabíola Alves Sauchuk e Cíntia Cristina Ribeiro Anacleto. Ele foi aplicado no Centro de Educação Infantil Marise Travasso.

Os integrantes dos projetos ganharam uma viagem de estudos e de trabalho à Região Autônoma dos Açores – Portugal, com custeio de diárias e passagens aéreas, em 2024. O roteiro da viagem foi planejado em parceria com o governo dos Açores e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, maior município da ilha de São Miguel, em Portugal.

Foram montados neste ano, no 29º AÇOR de Araquari, 43 estandes culturais que agraciaram a festa com artesanatos, artefatos folclóricos e religiosos. Contribuíram neste ano cerca de 13 municípios catarinenses para a realização dos estandes culturais, e realizados por instituições escolares que se aventuraram em reproduzir a gastronomia típica açoriana.

Deixe uma resposta