Festiva de Natal do Elos Clube ABC com aniversário de 35 anos de fundação

Por Odair Sene

No dia 4 de dezembro, a presidente do Elos Clube do Grande ABC Márcia Maria Rodrigues reuniu membros da sua unidade com pessoal da Praia Grande, e do Elos SP Sul para um animado almoço comemorativo de 35 anos de fundação do Elos ABC.

Além, claro, de também promover uma confraternização entre elistas, amigos ligados à Casa de Portugal, também do Lions Santa Maria (SCS) representado pela presidente Sueli Camargo, numa tarde animada e bastante descontraída.

O evento aconteceu na sede do Elos ABC – Av. Getúlio Vargas, 414 Vila Baeta Neves, São Bernardo do Campo e foi visto como “muito positivo” pela presidente Márcia porque, a boa convivência faz parte da cartilha elista, ainda mais no período pós pandemia.

Márcia Maria também lembrou que o ano foi marcado por alguns “passeios culturais” como o mais recente no Museu do Ipiranga que terminou com almoço no Canindé. “Esses passeios culturais são importantes porque se reúne sempre um bom grupo de amigos, se mantém contato entre as pessoas, o que era importante após a pandemia”.

Sobre o almoço de confraternização, a presidente disse que “ficamos muito felizes em poder encerrar o ano de forma positiva, não podemos fazer muitas festas, mas promovemos alguns passeios e foram muito bons”, disse ela citando a amiga sempre presente Sueli Camargo – “que é presidente do Lions Santa Maria, mas também já virou elista e estamos sempre juntas”, aliás neste dia ela esteve com um grupo de amigas de São Caetano.

Márcia também agradeceu a presença do presidente do Elos Internacional Sidney Cardoso da França, dizendo ser “uma pessoa muito atuante, carismática, e que tem a capacidade de agregar pessoas, sempre inovando”, disse completando: “eu tiro o chapéu e tenho muito orgulho pelo que ele faz, assim como o seu vice presidente Ramiro Cruz, também presente”.

Nesta data haveria uma pequena solenidade para inauguração do elevador social que levará o nome da Dona Júlia Gomes (esposa do Sr. Herlander Gomes) falecida recentemente e que estava presente em todas as reuniões. A homenagem e inauguração só não aconteceu porque a presidente Márcia Maria quer fixar uma placa no local com o nome da D. Júlia, o que ainda deve acontecer.

Assim o Elos ABC encerrou suas atividades em 2022, com almoço de confraternização e comemoração dos 35 anos de fundação, os presentes se reuniram e cantaram “parabéns” após almoço servido pelo elogiado “Buffet Fabricando Sonhos”, dirigido pela Sonia Janes.

Presidente do Elos Internacional presente nos 35 anos do Elos ABC

Presente no evento, esteve o presidente do Elos Clube Internacional Sidney Cardoso da França, com familiares.

Sidney França (originalmente do Elos Praia Grande) é um elista dos mais conhecidos (e atuantes) dentro do elismo, onde já convive há 50 anos na sua unidade fundada em 9 de agosto de 1973. “Eu cresci dentro do Elos Clube, eu vivo no Elos Clube, amo Elos Clube, acredito realmente e prezo pelos ideais elistas”, disse ele com expectativas de grandes comemorações pelo “jubileu de ouro” em 2023.

O ambiente elista é da convivência do dirigente desde sua infância com seus pais. “Eu acredito realmente na instituição que preza pela família, pela amizade, pelo companheirismo, pela ligação entre os países de língua portuguesa, e eu estou hoje presidente do Elos Internacional, mas estou neste cargo para preservar [o elismo] e dar minha contribuição, de maneira alguma sinto ‘importância’ pelo cargo, apenas estou como presidente hoje, prestigiando e fortalecendo os ideais, como aqui junto aos companheiros do Elos ABC”.

O presidente entende que o Brasil é disparado a maior força do Elos Clube, por ser um país continental, por ser o maior país de língua portuguesa do mundo, por ter mais de 200 milhões de falantes da língua portuguesa. “Se trata de um monte de Brasis dentro do Brasil”, disse Sidney França lembrando que o Elos Clube está muito presente em Portugal e em vários países integrantes da CPLP, citando inclusive Macau (na China) que não tem o português como língua oficial mas mantém a língua portuguesa através do elismo, como em vários países.

Conforme o presidente Sidney, o Elos Clube (fundado em 8/8/1959) conta com companheiros elistas em organismos oficiais e movimentos como CPLP e Câmara Federal, especialmente com questões ligadas à CPLP, mas referiu ser “muito difícil” oficializar alguma coisa institucionalmente, mesmo pelos companheiros que deram entrada com documentação mas por questões burocráticas os projetos não avançaram “é muito difícil acontecer alguma coisa mais concreta”, como por exemplo um projeto que tentaram na Câmara em Brasília para instituir o dia 8 de agosto como “Dia do Elismo”, como exemplo de projetos ligados a defesa da língua portuguesa mas acaba por não ter o Elos Internacional como um braço de apoio e consequentemente uma ponte junto à sociedade.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: