Comunidade de São Paulo quer a “Estação Portuguesa Tietê”

Odair Sene | Mundo Lusíada

Um grupo de jovens luso descendentes (Lusanet) que se conheceu através da internet, e por ela passou a divulgar as coisas e causas dessas raízes, teve através do seu integrante Emidio Valenti Tavares, a idéia de homenagear para sempre a comunidade portuguesa residente em São Paulo, que tanto contribuiu para o crescimento do Brasil.

Neste início de janeiro, este grupo passou a solicitar que todos os simpatizantes da idéia, contatos desta lista e toda a comunidade luso-paulista, entrem em contato com a Lusanet para assinar a lista de pedido que poderá se tornar realidade se a adesão for expressiva, com isso a homenagem à comunidade portuguesa pode se tornar realidade.

Em carta endereçada ao presidente do Conselho Deliberativo da Associação Portuguesa de Desportos, Mário Helio Almeida Oliveira, o grupo pede a alteração de um nome de estação de metrô para Estação Portuguesa Tietê.

“Considerando que a estação Itaquera do metropolitano denomina-se Corinthians-Itaquera; Considerando que o governador do Estado de São Paulo denominara a futura estação Morumbi do metropolitano de S.Paulo-Morumbi; Considerando que o prefeito da cidade de São Paulo denominara a estação Barra Funda do metropolitano, de estação Palmeiras-Barra Funda; Considerando que a antiga estação Ponte Pequena do metropolitano, já de há muito tempo passou a ser denominada estação Armênia, por força de seus descendentes e emigrantes; E considerando que nossa agremiação e comunidade exerceram e exercem importante papel histórico no desenvolvimento desta cidade, vimos através deste documento solicitar a atuação e o empenho de nosso egrégio conselho, principalmente por intermédio de seus digníssimos representantes na Câmara dos vereadores e deputados, junto aos demais poderes estaduais e federais constituídos, para que a estação Tietê do metropolitano passe a se denominar ESTAÇÃO PORTUGUESA TIETÊ.

Desta forma, solicitamos que nossas entidades e seus adeptos subscrevam este manifesto, objetivando os anseios da comunidade portuguesa de São Paulo. Em anexo, seguem mais folhas do documento, para que então, todas as associações e entidades portuguesas desta cidade possam subscrever o relevante anseio de nossa comunidade.

‘Os acima assinados, requerem através deste documento, que a estação Tietê do metropolitano, passe a se denominar ESTAÇÃO PORTUGUESA TIETÊ’”.

A iniciativa do grupo é elogiável e recebeu inúmeras manifestações positivas de muitas pessoas, mas para que o projeto possa acontecer de fato, seria fundamental a adesão maciça da comunidade. Contato com o Emídio pelo e-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: