39 anos da Casa de Portugal do ABC com música ao vivo, bacalhoada e grande público

Por Odair Sene

 

No último dia 17 de março a diretoria da Casa de Portugal, comandada pelo presidente Paulo Freitas, recepcionou cerca de 500 pessoas em sua sede localizada no bairro Paraíso, em Santo André.

O objetivo do evento foi comemorar os 39 anos de fundação dessa, que é uma das mais representativas casas portuguesas de São Paulo. Para tanto a casa manteve sua tradição e seu principal cartão de visitas, o prato principal ‘bacalhoada’ preparada e servida pelas dedicadas senhoras da própria diretoria.

Abrindo o evento, o presidente Paulo Freitas falou aos presentes para seus cumprimentos, falou um pouco da representatividade da casa na região, agradeceu os patrocinadores e anunciou algumas autoridades presentes.

Além do ótimo público, outras atrações movimentaram a comunicação social, regional e luso brasileira, por conta de autoridades como o secretário de Relações Internacionais Pedrinho Botaro (ex-presidente da Câmara Municipal), o vereador Caio Salgado, de São Caetano do Sul, o vereador andreense Eduardo Leite, também o cônsul adjunto do Consulado de São Paulo, Jorge Longa Marques, o presidente do Conselho da Comunidade, Antero Pereira, além também do sempre presente Padre Antonio Maria que abriu a programação com sua bênção e até cantou umas músicas do conhecido repertório religioso (mesmo estando numa cadeira de rodas por conta de uma lesão no pé – causada por uma queda).

A Câmara Municipal de Santo André prestou homenagem à Casa de Portugal com um diploma assinado pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Ferreira, entregue pelo autor da propositura, vereador Pedrinho Botaro, por ocasião do aniversário de fundação da entidade.

Após o almoço a atração artística, com música ao vivo foi do moçambicano Guilherme Silva, o show manager “Guilherme Silva Show” que faz apresentação ‘solo’ apresentando repertório bastante variado, foi motivo de elogios e muitos aplausos.

Guilerme Silva é natural de “Inhambane”, uma província localizada na região sul de Moçambique, situada a cerca de 500 km a norte da cidade de Maputo. O cantor faz sucesso pelas casas portuguesas (entre outros) por conta de sua versatilidade.

Consulado

O cônsul adjunto Jorge Marques, que estava acompanhado da sua mãe, Sra. Maria de Fátima (a passeio no Brasil), falou ao Mundo Lusíada sobre a principal data da Casa de Portugal, que representa a cultura lusa numa região extremamente importante que engloba sete cidades.

“Meus parabéns para a Casa de Portugal do Grande ABC que é uma das melhores que nós temos e uma das mais significativas aqui na região”, disse referindo que a Casa é um orgulho, “faz eventos sempre muito bons, com muita gente a frequentar, sendo portanto muito prestigiada”, falou ele citando figuras representativas como o presidente do CCLB Antero Pereira, o secretário Paulinho Botaro, o Padre Antonio Maria, entre outras personalidades, “a diretoria está de parabéns como todos os portugueses da região por terem construído juntos, essa casa maravilhosa que tanto nos orgulha”.

Também o presidente do Conselho da Comunidade (CCLB) Antero Pereira, falou da importância da casa para a região, “quero dar os parabéns à casa e toda a sua diretoria pelo aniversário de uma entidade de êxito aqui na região, e temos que estar presentes para fazer jus como presidente do Conselho e parabenizar à comunidade pelas festas que fazem aqui na região”.

Próximo evento da Casa de Portugal será dia 8 de abril, na solenidade em homenagem ao fundador de Santo André, João Ramalho, quando o cerimonial da Prefeitura abre a programação de aniversário, normalmente com representantes da comunidade, também de autoridades da administração pública, como de integrantes do Tiro de Guerra, banda musical e força pública.

Confira a galeria de imagens:

Deixe uma resposta