Portugal marca presença na São Paulo Fashion Week

Miguel Vieira e Anabela Baldaque apresentam as coleções portuguesas, inspiradas na África, nos dias 16 e 17 de julho.

Da redação

A 21ª edição da São Paulo Fashion Week vai trazer também as coleções dos portugueses Miguel Vieira e Anabela Baldaque. O maior evento de moda no país teve início em 12 de julho, quarta-feira, na Bienal do Parque Ibirapuera em São Paulo, e ocorre até segunda, 17 de julho.

Portugal estará presente neste ano com intuito de divulgar a moda portuguesa fora do país. Os estilistas participam através da parceria entre a Anje (Associação Nacional de Jovens Empresários), a ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) e o ICEP Portugal. Miguel Vieira apresenta sua coleção às 17h30 do domingo, e Anabela, às 18 horas na segunda-feira.

Desfile
Miguel Vieria apresenta a coleção primavera/verão masculina e feminina intitulada “A Jóia de África”. De acordo com o estilista português, o desfile será uma viagem por um mundo de influências culturais, “onde se renova o estilo safari cheio de glamour e exótico, que se deixa levar pela sensualidade tropical e pelas formas sutis orientais”.

Ele propõe peças de silhueta esguia, com jogos de volumes drapeados e pormenores assimétricos. Quanto aos tecidos, o criador optou por sedas naturais, em alguns casos bordadas à mão, cetins e tecidos naturais e de camisaria. Nas peças, predominam o branco, o castanho, o preto, o prata e o ouro. Para ornamentar as peças, foram aplicados pormenores de pedraria, cristais, bordados e estampados.

A coleção feminina de Anabela Baldaque, intitulada “Mais perto do Céu”, inspira um cenário sereno, onde o jardim e os passeios de uma cidade bem agitada andam lado a lado”. Ela propõe saias, curtas ou compridas, ou vestidos longos e pregueados, onde brancos e pratas se conjugam, para ambiente festivo.

A portuguesa traz ainda casacos em tecidos transparentes, que refletem a água em pormenores de franzidos. Já as blusas com grandes laços, mais exuberantes, andam à procura de paz exterior, por isso se conjugam com calças e shorts justos, enquanto o estampado étnico dos algodões combina com a elegância camuflada das formas etéreas rematadas por lantejoula. Informações Portugal Digital

SPFW 2006
O evento elegeu, nesta edição, a cultura africana como tema. Nos sete dias de evento, serão apresentadas 48 coleções de 45 grifes, trazendo um verão de imagens e cores vivas. Para o tema, as misturas de estilos e culturas estão em alta.

Neste ano, os estilistas responsáveis pelo casting aproveitam as modelos negras e com toques exóticos. Além de Juliana Imai, com toques orientais e pele morena, aparecem Samira, Carmelita e Emanuela de Paula. Saiba mais em spfw.uol.com.br.

2006 – São Paulo Fashion Week

Anabela Baldaque
Nascida em Vizela, cidade do Distrito de Braga, no norte de portugal, Anabela Baldaque mudou ainda menina para o Porto. Formou-se em 1984, e logo seguiu para a França, para se especializar na Paris American Academy.

Seu primeiro desfile aconteceu ainda na França, no Hotel P.L.M. Ainda, permaneceu uma temporada de estágio na Maison Pucci, antes de decidir partir em carreira-solo. Criou uma marca que leva o próprio nome, e há dez anos, a estilista e ilustradora já é bem conhecida, marca presença na Moda Lisboa, a Semana de Moda de Portugal, com seus looks românticos e sensuais.

Trabalha para uma clientela formada por mulheres de 20 a 40 anos, que freqüenta sua própria loja ou acompanha seu trabalho em vários pontos no planeta.

Miguel Vieira
Nascido em São João da Madeira, cidade do Distrito de Aveiro, na região norte de Portugal, Miguel Vieira iniciou a carreira de estilista em 1988. As suas coleções – apresentadas em Portugal e no estrangeiro (Midec-Paris, Printemps-Paris, Micam-Milão, Portugal Fashion Internacional, em São Paulo e Paris) – estão disponíveis em inúmeros pontos de venda no país e no estrangeiro como em Paris, Londres, Milão, Madrid, Atenas, Istambul, Nova York e Tóquio.
O português criou marca de sapatos para homem e mulheres, além de jeans e óculos, e ainda as linhas Miguel Vieira Fumo e Miguel Vieira Casa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: