Polícia brasileira realiza operação contra grupo que ocultou droga em navio com destino a Setúbal

Da Redação

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10/5), a Operação “Diver”, em repressão ao tráfico internacional de drogas em quatro estados brasileiros.

Desde as primeiras horas da manhã, policiais federais cumpriram três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão em endereços nos Estados de Rio Grande Sul (3), Santa Catarina (1), Espírito Santo (1) e São Paulo (1), expedidos pela Justiça Federal.

A operação teve início em 29 de março de 2023, após a PF e a Marinha do Brasil apreenderem, em Rio Grande, 206kg de cocaína ocultos no casco de um navio, que tinha como destino o porto de Setúbal, em Portugal.

A droga foi escondida em uma das caixas de mar (sea chest) do navio, através de atividade de mergulho e acompanhada por meio de rastreadores. A ação passou a ser investigada pela Polícia Federal.

A partir de uma série de diligências, a PF identificou um mergulhador profissional, cuja função na organização criminosa consiste em armazenar a droga nos navios atracados em terminais portuários brasileiros, assim como retirar a mesma das caixas de mar, mediante a atividade de mergulho no exterior.

O mergulhador investigado foi preso em São Paulo, enquanto embarcava em um voo para a África do Sul.

Aeroporto

Também esta semana, a PF, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu um brasileiro e duas espanholas com quase 15 Kg de cocaína, em ações distintas, entre a noite desta segunda (8) e a madrugada desta terça-feira (9/5), em ação conjunta com a Receita Federal.

Durante fiscalização de passageiros, que realizavam os procedimentos migratórios, na noite de segunda, servidores da Receita flagraram um brasileiro, transportando, com destino a Portugal, dois quilos de cocaína fixados ao corpo. O suspeito foi conduzido à delegacia da PF onde foi preso em flagrante.

Já em ação realizada na madrugada desta terça, duas mulheres, mãe e filha, que viajavam com destino a Paris, na França, em voo com escala em Portugal, acompanhando uma criança de nove anos de idade, transportavam dentro de três malas, mochilas contendo quase 13 quilos de cocaína costurados aos forros. As suspeitas foram presas em flagrante.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: