Passagem de ano na Madeira com previsões de chuva no arquipélago

Da Redação com Lusa

O estado do tempo para o arquipélago da Madeira no período compreendido entre 30 de dezembro e 01 de janeiro de 2023 será caracterizado pela ocorrência de chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com um comunicado do IPMA emitido na quarta-feira e válido até às 23:59 do dia 01 de janeiro, a região da Madeira será afetada pela passagem de uma superfície frontal fria, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica, circunstância que motivará a ocorrência de chuva.

“A partir do final do dia 30 [sexta-feira], prevê-se que ocorra precipitação fraca em todo o arquipélago”, refere a instituição, adiantando que no final do dia 31 de dezembro, no período da passagem de ano, a probabilidade da ocorrência de chuva é superior a 80% nas vertentes sul da ilha da Madeira e nas terras altas.

Na Madeira, a noite da passagem de ano é assinalada com um grande espetáculo de fogo-de-artifício no anfiteatro do Funchal, que constitui um dos maiores cartazes turísticos da região e atrai milhares de pessoas, madeirenses e estrangeiros, à capital da ilha, sendo que este ano a ocupação hoteleira ronda os 100%.

O IPMA prevê também a probabilidade de chuva moderada ao longo do dia 01 de janeiro, bem como vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte nas zonas montanhosas.

As temperaturas, contudo, vão manter-se amenas até ao dia 01 de janeiro, com a máxima a variar entre os 20 e os 22 graus centigrados e a mínima entre os 17 e os 18.

Por outro lado, a agitação marítima deverá manter-se abaixo de três metros de altura, com uma componente de oeste-noroeste.

No continente português

IPMA prevê chuva por vezes forte no Minho e Douro Litoral a partir da tarde de sábado, estendendo-se a precipitação ao restante território continental no domingo, primeiro dia de 2023.

Na informação divulgada no seu ‘site’ sobre o período da passagem do ano, o IPMA indica que o estado do tempo no continente e nas ilhas será afetado por “uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”.

“Prevê-se períodos de chuva que poderão ser por vezes fortes no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia 31 de dezembro, coincidindo com a passagem de ano, sendo que a precipitação se estenderá ao restante território a partir da manhã do dia 01”, é referido num comunicado sobre o continente.

A chuva deve afetar a região Sul “apenas na tarde do dia 01, passando gradualmente a regime de aguaceiros”, e irá diminuir de intensidade e frequência.

Apesar da chuva, não estão previstos, atualmente, avisos meteorológicos para o fim de semana – os avisos ativos são amarelos (o nível mais baixo) e terminam na manhã de sexta-feira, abrangendo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila real, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra.

Devido à passagem da superfície frontal fria, a previsão é de que o vento aumente de intensidade, predominando de sudoeste.

Deverá registrar-se vento forte no litoral oeste e nas terras altas das regiões Norte e Centro, “com rajadas até 70 quilómetros/hora e 90 quilómetros/hora, respetivamente”.

“As temperaturas irão manter-se amenas, com a temperatura máxima a variar entre 14 e 19 graus Celsius e a mínima a variar entre 07 e 14 graus Celsius”, descreve o IPMA.

Há ainda a possibilidade de a agitação marítima “aumentar temporariamente” no domingo, até aos 4,5 metros de altura significativa, a norte do cabo Mondego.

Já nos Açores há uma descida de temperaturas, com as mínimas a rondar os 08/09 graus e as máximas a atingir 14/15 graus.

Na sexta-feira, os grupos Central e Oriental serão os mais atingidos pela chuva associada à passagem da superfície frontal fria e o vento vai soprar muito fresco a forte, com rajadas entre os 70 e 80 quilômetros por hora, tornando-se depois moderado a fresco.

No fim de semana, deverão ocorrer aguaceiros nas nove ilhas. O vento soprará inicialmente fresco a muito fresco (rajadas entre 60 e 70 km/hora) e passará no domingo a bonançoso a moderado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: